Marcos Miranda promove sessão em homenagem ao Dia Nacional do Idoso

01/10/2021 11:19 565
A solenidade contou com a palestra “Pessoa idosa: mitos, verdades e preconceitos”

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 01/10/2021. A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, representada pelo vereador Marcos Miranda (Republicanos), promoveu, na manhã desta sexta-feira, 01, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, comemorado todo dia primeiro de outubro, e que tem como objetivo lembrar da importância dos cuidados com este grupo e dos direitos que eles possuem.

Participaram da sessão o vereador por Goiânia, Isaías Ribeiro (Republicanos), e o vereador aparecidense Amendoim (PDT).
Marcos Miranda inaugurou os trabalhos explicando o que o motivou a realizar essa importante homenagem.

“Estamos aqui para celebrar a vida. Vivemos um momento em que os que mais foram afetados por essa crise sanitária mundial foram os idosos. Perdemos muitos idosos, que também foram vítimas de preconceito nesse período. E nós do Poder Público estamos aqui hoje para prestar essa homenagem. Podem ter certeza que este Poder Público não vai se furtar a defender e fazer políticas públicas para eles”, discursou o vereador.

O Presidente da Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia (ADAP), José Fernando da Silva, ressaltou a importância da pessoa idosa

“É preciso valorizar essas pessoas que no decorrer da vida contribuíram muito. É importante colaborarmos para dá-los uma maior tranquilidade nesse estágio da vida”, indicou.

O vereador Isaías Ribeiro também pediu a valorização da pessoa idosa.

“Muito honrado de estar aqui hoje nessa sessão especial. Temos que valorizar e considerar todos idosos, pois, se nós desfrutamos das coisas hoje, é porque pessoas antes de nós se dedicaram para construir. Devemos dignificá-las, exaltá-las, pois elas merecem”, ressaltou.

O parlamentar contou que apresentou na Câmara de Goiânia um Projeto de Lei favorável aos idosos, ao permitir a entrada de animais de estimação em instituições de longa permanência de idosos, com intuito de, com a presença desses animais, dar mais alegria aos internados.

Em seguida, o representante mais idoso da Câmara de Aparecida, vereador Amendoim, elogiou a iniciativa do vereador Marcos Miranda.

“Compartilho minha satisfação de estar aqui junto com vocês. Deus me honrou em ser o mais velho deste Parlamento, o que me permitiu presidir a sessão extraordinária que empossou meus nobres colegas e o Prefeito Gustavo Mendanha”, destacou o parlamentar.

Finalizado os discursos e para celebrar a ocasião especial, foi ministrada, pelo ex-Deputado Federal e subsecretário Nacional do ‘Idosos Republicanos’, Pastor Ricardo Quirino, a palestra “Pessoa idosa: mitos, verdades e preconceitos”.

Nela, inicialmente, Ricardo falou da dificuldade de trabalhar com a causa do idoso, muito por conta do desinteresse geral das pessoas.

Depois, ele começou a palestra de fato tratando sobre os mitos relacionados ao envelhecimento, que segundo ele começa no exato momento que você nasce. Ele indica que o ideal seria rechaçar a palavra “velho” e explicou que essa divisão por idades (até 18 adolescente, maior de 60 idosos etc) é meramente para organização do poder público, seja por políticas públicas, questão penal, dentre outros fatores, e que o envelhecimento biológico está apenas relacionado ao modo de vida que cada um leva.

Um mito destacado pelo palestrante é o de que o idoso já não é mais totalmente apto ao trabalho. Reforçou que cabe à própria pessoa decidir os rumos que tomará, sem excluir a proteção do Estado, quando necessária.

Nesse sentido, Ricardo trouxe um grave problema que é o preconceito que as pessoas passam a ter quando alguém completa 60 anos.

“É necessário acabar com a ideia de que para ser considerada idosa precisa estar morrendo”.

Outro terrível preconceito apontado foi o de que o idoso é um peso. O que Ricardo contrapôs afirmando que mais de 66% dos municípios do Brasil são sustentados pelo consumo dos idosos, mediante os repasses da previdência.

Salientou que um dos pilares da Organização das Nações Unidas (ONU) para pessoa idosa é a participação, como forma de garantir que estejam em condições de igualdade para serem ativos, de permanecerem integrados na sociedade, participando ativamente na formulação e implementação de políticas.

Encerrando a palestra, Ricardo Quirino cobrou que o idoso seja encarado como um cidadão como outro qualquer, que paga suas contas, que contribui. E não tratar, mesmo que de forma carinhosa, de forma semelhante ao modo que costumeiramente tratamos as crianças.  “Que ninguém seja desprezado por causa da sua idade”.

Ao final da sessão solene, o vereador Marcos Miranda, em nome da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, entregou diversos certificados de reconhecimento aos convidados.