ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – VALMIR NEVES

Valmir Neves – Esculturas em Cerâmica

ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – VALMIR NEVES

Valmir Neves – Esculturas em Cerâmica

Seguindo com as matérias sobre os artesãos de Aparecida de Goiânia, esta semana falaremos a respeito de Valmir Neves, morador do Residencial Porto das Pedras e que trabalha com esculturas em cerâmica

Valmir Neves é, natural de São Felix do Coribe – BA, mas há 21 anos mora em Aparecida de Goiânia. Sua paixão pelo artesanato começou aos 19 anos através de um amigo que lhe ensinou os primeiros passos da arte. “Fui aprimorando as técnicas com o tempo e transformei minha paixão no meu único e principal meio de sobrevivência”, explicou o artesão.

A matéria prima utilizada para produzir as esculturas de cerâmica é a argila, e depois de modelada é necessário que passe pelo forno, por isso o tempo de produção de cada peça depende muito do tamanho e modelo, mas geralmente vai uma média de 5 dias.

Para Valmir o artesanato em Aparecida de Goiânia tem evoluído. “Acho que evoluímos muito nos últimos anos, e isso é mérito do empenho do secretário executivo Guido Marco, pois saímos do anonimato e o que o artesão precisa é de visibilidade e de uma Casa para os artesãos, onde estes tenham um espaço para expor os seus trabalhos”, pontuou o artesão.

Para aqueles que tenham interesse em conhecer as esculturas de Valmir, acesse as redes sociais: instagram @ valmir-neves / Facebook valmir neves ou através do WhastsApp (62) 99158-1442