Nilva Aparecida – A arte no crochê
ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – Nilva Aparecida
Nilva Aparecida – A arte no crochê
Seguindo com as matérias sobre os artesãos de Aparecida de Goiânia, esta semana falaremos sobre Nilva Aparecida Martins Messias, que trabalha com crochê.
A artesã conta que aprendeu a arte de crochetar com sua mãe, aos 10 anos de idade. "Me encantei com o crochê, porque minha mãezinha fazia, e era professora de crochê. Ela tinha uma aluna que estava aprendendo fazer vestidos de boneca, essa aluna ia pra nossa casa com um cesto cheio de bonecas. Como éramos uma família carente e com 9 irmãos, eu não tinha boneca. Então para poder ficar perto das bonecas, me sentei no chão ao lado da cesta de bonecas, e peguei um grampo de cabelo, entortei uma pontinha, e fiz minha agulha de crochê, pedia as sobras de linha da minha mãe, e assim aprendi", explica Nilva.
As matérias primas utilizadas pela artesã são linhas, lãs, fios de malha, enfim todo tipo de fios, agulhas para crochê e agulhas para tapeçaria. Cada peça tem um tempo de produção, por exemplo uma peça pequena ela consegue fazer em apenas um dia, já uma colcha, pode levar até meses para finalizar.
Para quem tiver interesse em ver e saber mais sobre os trabalhos de Nilva, as redes sociais dela são: Facebook: aturmadocrochet Instagram; @aturmadocrochet e um blog: aturmadocrochet.blogspot.com.br
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretora de Comunicação – Thaís Vaz
Assessor de Comunicação - Paulo Ferreira
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima
Fotógrafo – Marcelo Silva