Notícias

ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – Maria de Fátima

28/04/2021 11:39 484
Especial Artesãos Aparecidenses – Fátima’s Artes_Presentes e Decoração

ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – Maria de Fátima

Especial Artesãos Aparecidenses – Fátima’s Artes_Presentes e Decoração

Seguindo com as matérias sobre os artesãos de Aparecida de Goiânia, esta semana falaremos sobre Maria de Fátima, que trabalha com artesanato há 29 anos.

Maria aprendeu as primeiras técnicas de desenho, pintura em tecido e costura ainda criança. Para ajudar a mãe com as contas da casa, fabricava panos de prato pintado e tapetes em formato de peixe de retalho colorido. Até para a própria brincadeira criava suas bonecas de pano.

Quando adolescente, por volta dos 15 anos, já dominava as técnicas de costura, o que possibilitava produzir suas próprias roupas.

Mesmo grávida continuou produzindo artesanato e aperfeiçoando suas técnicas por meio de cursos e, aos 40 anos, finalmente ingressou na Faculdade de Artes Visuais da UFG.

“Com certeza foi a mola propulsora para o sonho de me tornar empreendedora na área do artesanato”, relata Maria.

Atualmente, utilizando diversos materiais como tecidos, rendas, madeiras, sementes, corda, Maria produz design de superfície, bordados, desenho, pintura, confecção de bijuterias com apropriação de rendas, tecidos, pedrarias, quadros, tapetes, de retalho, peças em gesso etc.

Segundo ela, o tempo de produção de cada artigo depende muito do material utilizado. Por exemplo, um par de brincos leva em torno de 2 horas, enquanto um bordado ou um quadro chega a levar de 6 a 8 horas.

Já tendo trabalhado em feiras especiais e shoppings, Maria é professora, artesã, designer, artista visual, gestora cultural e microempreendedora individual.

Em 2014 lançou a “Fátima’s Artes_Presentes e Decoração”, que recebeu esse nome em homenagem a duas importantes pessoas na vida de Maria de Fátima, sua mãe e sua filha.

“Aparecida de Goiânia possui uma diversidade cultural imensa e isso contribui na criação e produção do artesanato. Entretanto, essa produção cultural, para ter reconhecimento, precisa de uma “vitrine”, precisa ser vista, para assim ser reconhecida e valorizada”, destaca a artista.

Para quem tem interesse, as redes de contato da Fátima’s Artes_Presentes e Decoração são:  Instagram @Fatimasartes e Facebook.com/Fatimasartes.