Notícias

ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – Maicon Soares

22/04/2021 10:29 790
Maicon Soares – A arte nos metais

ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – Maicon Soares

 

Maicon Soares – A arte nos metais

 

Seguindo com as matérias sobre os artesãos de Aparecida de Goiânia, esta semana falaremos sobre Maicon Soares, que trabalha com escultura em metais.

O artista plástico que é autodidata nasceu em Ceilândia - DF e veio com seus pais para o Município de Aparecida de Goiânia aos 5 anos de idade. Desde pequeno sempre gostou de criar seus próprios brinquedos com descartes diversos e a partir daí sua veia artística foi se formando, sendo revelada no ano de 2016, quando iniciou seus primeiros trabalhos com metais de descarte.

Conforme Maicon, todas as esculturas são feitas utilizando máquinas de solda Mig/Tig, ferramentas como: lixadeira, furadeira, esmerilhadeira, máquina de polimento, compressor, morsa, martelo, além de porcas, parafusos, chapas de galvanizado, chapa de inox, chapa de latão, rolamentos, ferro maciço, vergalhão, prego, corrente e catraca de bicicleta ou moto, e outros metais, compõe a obra deste artista que usa de sua criatividade para reunir estes metais de uma forma única e sustentável. O material é adquirido em ferros velhos e oficinas. O tempo de produção varia de escultura para escultura a depender dos tamanhos e detalhes que cada uma.

Para Maicon Soares a valorização do artesanato precisa vir a partir de incentivos de órgãos ligados a cultura e o turismo. “Toda cidade tem turista, todo turista quer levar alguma lembrança por onde passa e quando não se tem espaços de divulgação e comercialização de artesanato, é como se a cidade não desse o devido valor a este trabalhador que usa as mãos para dar forma aos objetos”, pontuou o artesão.

A comercialização dos trabalhos do artista Maicon Soares é feita através do instagram @maiconsoares_escultor, pelo site de artesanato www.aparecida-artesanato.online/ ou pelo whatsApp 62 98332-0380.