Notícias

ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES - TUKA PEREIRA

30/03/2021 00:00 675
Tuka Pereira – A arte na argila

ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – TUKA PEREIRA

 

Tuka Pereira – A arte na argila

 

Seguindo com as matérias sobre os artesãos de Aparecida de Goiânia, esta semana falaremos a respeito de Tuka Pereira, moradora do Parque Flamboyant e que trabalha com esculturas em argila.

Tuka conta que desde menina sabia que a arte fazia parte dela. Aos 14 anos já era artesã, e o seu sonho era fazer um curso superior de Artes e que seria uma pintora. Mas os planos mudaram com a chegada dos filhos. Para complementação de renda sempre fiz trabalhos manuais como pintura de painéis de aniversários. “Quando formei meus filhos, e me vi sozinha, foi a hora em que comecei olhar pros meus sonhos novamente. Tive a oportunidade de conhecer alguns artesãos que me ajudaram muito a me descobrir o caminho certo. Quando me deparei com a argila me encontrei” pontua a artesã.

Ela conta que está no artesanato a quarenta anos e com argila a cinco anos, e que leva dois dias pra fazer uma peça, uma semana pra secar e dois dias para queimar. Caso seja pintada, leva mais um dia.

“Comecei fazendo bonecos de pedra rolada de rio. Fazia a composição dos personagens e os pintava à mão. Desde aquela época eu já vendia meus trabalhos e presenteava algumas pessoas com minhas criações. Depois fiz por muito tempo decoração em vidro usando massa epóxi: as famosas bolinhas de gude foram matéria prima para meus personagens em miniatura. Me dediquei também à pintura e à crochetaria. Cada vez que o mercado ao meu redor dava sinais de saturação eu me especializava e agregava uma nova artesania ao meu currículo. Sempre tive muita facilidade para os trabalhos manuais e, seja aprendendo com mestres artesãos ou de forma autodidata, sempre busquei aprimorar meus trabalhos”, explica Tuka.

Para a artesã a valorização do artesanato em Aparecida tem surgido aos poucos. “Ultimamente começamos a perceber que as pessoas estão nos notando e até nos valorizando. Graças a ajuda de algumas pessoas, inclusive do Secretário Guido Marcos que tem nos ajudado bastante. O que o artesão mais precisa e conseguir vender as suas peças. A divulgação e um passo importante pra conseguirmos vender e temos ganhado espaço”, explicou Tuka completando que hoje ela acredita ter encontrado sua verdadeira vocação no trabalho com argila, no manuseio terapêutico do barro. “Trazer vida e materialidade aos devaneios da mente é uma realização pessoal. Assim como a satisfação dos meus amigos e clientes que encomendam as peças do meu ateliê”, finalizou a artesã.

 

Para ver e até mesmo adquirir os produtos de Tuka Pereira, basta acessar o instagram @artesanatotuka ou pelo telefone (62) 993350265.