ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES - CARMELITO SANTOS, O ESCULTOR DE MINIATURAS BOVINAS

24/03/2021 00:00 1.771
Carmelito Santos o escultor de miniaturas bovinas

Especial Artesãos Aparecidenses

Carmelito Santos o escultor de miniaturas bovinas

Como já havíamos adiantado na semana passada durante homenagem ao Dia do Artesão, a Câmara Municipal trará toda semana uma matéria a respeito de um profissional da área daqui de Aparecida de Goiânia, para que a população o conheça.

Esta semana falaremos a respeito de Carmelito Santos, morador do Bairro Santa Luzia e que trabalha com esculturas de miniaturas bovinas.

O artesão começou nas esculturas em 1998, na técnica de modelagem, em argila, e leva em média de três dias para modelar, pintar e finalizar de uma a duas peças.

Para ele o Artesanato em geral ainda precisa ser valorizado, a educação cultural precisa ser implantada nas escolas, através do incentivo a cultura em geral, excursões com estudantes para pontos culturais, principalmente regionais, pois poucas escolas adotam este costume. “A partir disso teremos futuras gerações valorizando a cultura, e isso gera o fortalecimento das gerações dos fazedores de arte a ingressar nessa profissão como fonte de lucro”, pontuou o artesão.

Conforme Camelito ele hoje tem uma visão um pouco diferente do passado, pois o próprio artesão tem mais chance de atrair o cliente até ele pelos meios de comunicação que estão mais acessíveis, o que antes não ocorria. “Em tempos passados os artesãos dependiam muito de lojas para consignar seus produtos ou ter que apelar pelas feiras, dificultando os ganhos, e a desvalorização de suas obras, hoje mudou muito, pois quem usa os meios de comunicação, certamente atrai públicos melhores, e um mercado bem mais amplo, e o sucesso só dependerá do bom atendimento, produto de qualidade e ser honesto nas suas vendas”, ressaltou o escultor.

Carmelito é Presidente da Cooperativa Do Estado de Goiás-CARTAGO,  localizada ao lado do Centro  de Convenções em Goiânia, e pode ser encontrado através das redes sociais tais como: Facebook – Miniaturas Bovinas; Instagram