Em reunião com Presidente da Alego, vereadores solicitam emenda parlamentar para criação do SVO

12/04/2021 15:31 472

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 12/04/2021. Mais um passo em busca da  implantação de um Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em Aparecida de Goiânia foi dado na manhã desta segunda-feira, 12, quando uma comitiva composta pelos vereadores Orlanes Maranhão, Marcos Miranda e Élio Bom Sucesso se reuniram com o Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Deputado Lissauer Vieira, para solicitar emenda parlamentar.

No encontro, foi entregue requerimento ao Presidente da Alego em nome do vereador Orlanes Maranhão, mas que contou com a assinatura dos demais parlamentares, no qual solicita emenda parlamentar destinada a criação do SVO.

“A solicitação se faz necessária em razão do grande número de óbitos que temos no nosso município, e o mesmo não contar com esse serviço acarreta em altos custos para as famílias, que além de passarem pela dor da perda do ente querido tem que ir atrás desse serviço em outra cidade, causando transtornos e gastos financeiros”, dizia o documento.

A falta do serviço em Aparecida de Goiânia é um problema antigo, que já foi pauta de discussões em legislaturas passadas. Entretanto, durante a pandemia, a sua criação ficou ainda mais urgente.

O SVO é responsável por determinar a causa do óbito, nos casos de morte natural, sem suspeita de violência, com ou sem assistência médica, sem esclarecimento diagnóstico e, principalmente, aqueles por efeito de investigação epidemiológica, o que para a sociedade é de grande importância ainda mais em tempos de pandemia. Atualmente, ele só é realizado na capital, Goiânia.

Assessor de Comunicação - Paulo Ferreira