Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado em sessão solene

10/12/2021 12:02 663
A iniciativa foi do vereador Orlanes Maranhão

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 10/12/2021. O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado todo dia 10 de dezembro e para celebrar a data a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, por iniciativa do vereador Orlanes Maranhão, promoveu sessão solene na manhã desta sexta-feira, 10.

Antes de passar o comando da sessão ao propositor, o Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza,  elogiou a atuação do vereador Orlanes e falou sobre a necessidade de sermos mais humanos.

“O que Deus espera de nós é que tratemos o ser humano como ser humano. Não precisamos de divisões religiosas. Se tivermos respeito entre as pessoas, já será um grande avanço. Nós temos que tirar muita coisa da teoria e começar a praticar, independe de cor, raça, religião. Precisamos começar a ajudar o próximo, servir o próximo, de coração", falou Fortaleza.

Em sua fala, o autor da sessão, Orlanes Maranhão, explicou que a sessão solene aproveitou a importante data que celebra os direitos humanos para homenagear o grande trabalho social que diversas entidades praticam em Aparecida de Goiânia. Ele ressaltou que é por meio do trabalho dessas pessoas que se ameniza o fato de que na prática os direitos humanos não chegam para boa parte dos cidadãos.

“Nos observamos o grande trabalho social e humanitário das instituições que hoje serão homenageadas.  São entidades que na maioria das vezes fazem suas ações tirando dinheiro do próprio bolso”, destacou o vereador.

A Coordenadora de Direitos Humanos da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Gigriany de Paulo, explanou sobre a aplicação desses direitos.

“Os direitos humanos devem ser respeitados e aplicados de forma universal, independe de cor, raça, credo, opção sexual, posicionamento político. Na gestão do nosso Prefeito temos buscado melhorar a questão da igualdade através de políticas públicas, diminuindo a vulnerabilidade das pessoas", explicou.

Em seu discurso, a Secretária Executiva de Assistência Social de Aparecida, Vânia França, falou das questões históricas de violência e luta que levaram a implementação de direitos sociais.

“Nossa vida, nossa sociedade, desde seus primórdios, são de lutas, violações e conquistas. Então, acho importante colocar quando temos avanço ou a vida não valeria a pena. Quando a gente fala de direitos humanos por vezes dá certa indignação ao vermos pessoas falando contra esses direitos. O senso comum de dizer que são apenas para defender bandidos. Os direitos humanos estão bem além disso. São direitos à alimentação saudável, moradia, educação, saúde, e todos nós aqui, em suas posições de trabalho, contribuímos para o respeito desses direitos”, afirmou Vânia.

Em seguida, a Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente da OAB da Subseção de Aparecida de Goiânia, Phallena Cavalcante, descreveu a atuação de sua comissão.

“A comissão tem reunido, tem sido muito ativa, mesmo diante da pandemia, perante as desigualdades. Agindo e trabalhando para que todos tenham acesso à educação, respeito, dignidade e trabalho. A comissão tem também trazido a união das instituições judiciária, legislativa e executiva, para atuarem com respeito à igualdade dentro de suas atribuições, principalmente em relação a mulher”, relatou.

Phallena também contou que está estudando formas de, juntamente com os Poderes Públicos, incluir na grade escolar o ensino dos direitos humanos.

Logo após, o Secretário Municipal de Habitação de Aparecida de Goiânia e vereador licenciado, William Panda, fez um breve relato da instituição dos Direitos Humanos e criticou aquelas pessoas que, por motivações políticas,  reduzem o tema a questão de tratamento especial a pessoas envolvidas em crimes.

Antes de encerrar a solenidade, foi entregue diversas homenagens em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e pelos trabalhos realizados na cidade àqueles que atuam para  garantir a aplicação dos direitos sociais a todos.