De um acanhado prédio no centro da cidade para uma imponente nova Sede

23/06/2024 22:00 109
Breve cronologia da evolução das sedes da Câmara

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 24/06/2024. O quadro a seguir apresenta uma breve cronologia da evolução das sedes da Câmara, detalhando sua trajetória desde os primeiros locais de funcionamento até a construção e inauguração do novo prédio.

Como chegamos até aqui

• Inicialmente, a Câmara Municipal de Aparecida desenvolvia suas atividades em um prédio localizado no Centro de Aparecida. O edifício apresentava uma estrutura acanhada e inadequada, com um plenário pequeno, salas apertadas e gabinetes funcionando em um anexo alugado. A construção de uma nova sede era essencial.
  • Em 6 de maio de 2009, durante a gestão do saudoso vereador João Antônio, foi lançada a pedra fundamental para a construção de um novo prédio para o Legislativo de Aparecida. O terreno, de propriedade da Câmara Municipal, estava localizado na Avenida Brasil, no Bairro Vera Cruz, região central da cidade. A obra seria erguida em um terreno de 9,5 mil metros quadrados, com área construída de 2,7 mil metros quadrados distribuídos entre o térreo, primeiro e segundo pavimentos. O projeto incluía um auditório com capacidade para 380 lugares e 180 vagas de estacionamento. A inauguração estava prevista para o segundo semestre de 2010, mas não ocorreu conforme planejado.
  • Em 15 de Dezembro de 2014, o então Presidente da Câmara, Gustavo Mendanha, lançou um novo projeto para a construção do Legislativo municipal. Utilizando o mesmo local do projeto anterior, a nova obra teria 3.801 metros quadrados. Com quatro pavimentos, o edifício reuniria todos os departamentos, gabinetes, salas de reuniões e comissões, entre outros. A previsão de inauguração era para meados de 2016, mas também não foi concretizada.
  • Em Janeiro de 2018, sob a gestão de Vilmar Mariano, a Câmara se mudou para um novo imóvel alugado, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e atendimento à população. Esta edificação é utilizada até os dias atuais.
  • No mesmo ano, em 18 de Dezembro, ainda na presidência de Vilmar Mariano, foi lançada uma nova Pedra Fundamental para a nova sede, desta vez localizada na Rua Gervásio Pinheiro, Quadra Apm-2, Setor Solar Central Park. A obra tinha previsão de conclusão para 2022. Embora a construção tenha sido iniciada, foi paralisada em Agosto de 2020.
  • Em 4 de Janeiro de 2023, o Presidente André Fortaleza anunciou o retorno imediato da construção da sede própria do Legislativo municipal, com previsão de entrega para 2024. Desta vez, a obra foi concluída com sucesso.
  • Finalmente, em 24 de Junho de 2024, a nova sede da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia foi inaugurada.