No dia mundial do meio ambiente, parlamento aparecidense debateu os desafios do tema
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 06/06/2023. No dia mundial do Meio Ambiente, celebrado todo dia 5 de junho, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, por iniciativa do seu Presidente André Fortaleza e do vereador Fábio Ideal, realizou audiência pública para tratar sobre assuntos relacionados ao tema.
Em um primeiro momento, o debate focou na importância da coleta, principalmente envolvendo as cooperativas. Representantes da categoria falaram de suas dificuldades em exercer suas atividades, que, segundo eles, precisa de mais apoio do Poder Público, uma vez que são essenciais na luta em prol do meio ambiente. Apontaram a necessidade de levar a pauta para dentro das escolas e do debate político, diante de sua relevância.
Propositor do evento, o vereador Fábio Ideal lembrou que a preocupação com o meio ambiente não pode ser tratada como algo pro futuro, mas que já deveria ser pauta há tempos.
“O problema do meio ambiente não é para o futuro, nem apenas para o hoje, é para ontem. O mundo enfrenta desafios ambientais sem precedentes e a situação exige ação imediata e decisiva. Temos que implementar políticas públicas eficazes que promovam a defesa do meio ambiente em nosso município”, discursou Fábio, que também destacou a necessidade de aplicar leis ambientais mais eficientes.
Durante as discussões, apontaram que é fundamental levar o amadurecimento da pauta ambiental e da sustentabilidade para dentro da população, ampliando sua força política.
O vereador Hans Miller também deu sua contribuição para os debates. Ele, que é autor do Projeto que cria os Ecopontos na cidade de Aparecida, tratou da necessidade de educação ambiental nas escolas, mas focou na questão da separação do lixo reciclável.
“Precisamos deixar que essa questão esteja sempre nas nossas discussões quando formos tratar de leis que tratam do solo, como em um Plano Diretor, por exemplo”.
Continuando, Hans alertou que a cidade sofria com problemas de descartes de resíduos sólidos, como na construção civil, por exemplo. De tal forma, lembrou que o projeto dos ecopontos foi recentemente aprovado e sancionado em lei, o que pode colaborar como uma solução a curto prazo para o problema. No mesmo sentido, ele também falou de um grande problema atual e que tende a piorar que é o descarte dos resíduos eletrônicos.
Por fim, vários dos participantes apontaram que o tema debatido na audiência precisa de maior amplitude, principalmente dentro do cenário político.
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretora de Comunicação – Thaís Vaz
Assessor de Comunicação - Paulo Cavalcanti
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima
Estagiária – Sara Maria Tavares
Fotógrafo – Marcelo Silva