Câmara debate funcionamento das arenas esportivas

15/04/2021 12:52 501
Propostas serão levadas ao Comitê de enfrentamento à Covid-19

Câmara debate funcionamento das arenas esportivas

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 15/04/2021. O funcionamento das arenas esportivas durante a pandemia marcou o debate da última sessão ordinária desta semana.

Sobre o tema, tanto o Presidente da Casa, vereador André Fortaleza (MDB), quanto o vereador Edinho Carvalho (PTC), que fazem parte do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, afirmaram que sempre defenderam a categoria, porém explicaram que as decisões são tomadas por consenso e não impostas. Afirmaram que o pleito do segmento já foi e continuará sendo levado às reuniões do comitê.

O vereador Getúlio Andrade (PV), presidente da Comissão de Esportes E lazer da Câmara, lamentou a situação atual e garantiu que sempre estará ao lado da categoria, mas ressaltou que é momento de união, de deixar a vaidade de lado e de ter responsabilidade.

Outro vereador que também ressaltou a necessidade de união para superar essa fase tão difícil, foi Sandro Oliveira (Cidadania) que ainda comentou que compreende o sofrimento dos donos de arenas e que o Poder Legislativo está atento a isso.

Já o vereador Hans Miller (PSD) levantou uma questão aos representantes do Comitê: porquê as academias foram reabertas e não as arenas.

Sobre isso, Edinho respondeu que o grande problema das arenas são as reuniões que acontecem antes e depois das atividades esportivas.

Diony Nery (PSDB), relator da Comissão de Esporte e Lazer, se colocou ao lado dos donos de arena alertou que enquanto várias arenas estão fechadas, outras pessoas promovem jogos clandestinos.

"Absurdo que isso aconteça no meio de uma pandemia que tem matado tantas pessoas".

Representantes das arenas usaram a tribuna da Câmara para defender o segmento e pedir socorro aos vereadores. Disseram que tem sido um período muito complicado e reforçaram que as arenas são ao ar livre, que seguem as regras, além de proporcionar atividades saudáveis.

Outro ponto importante levantado foi que se o principal problema é a resenha, poderiam abrir apenas os campos, mantendo fechado os espaços das resenhas.

O Presidente André Fortaleza elogiou a participação dos representantes e lembrou que o motivo do debate de hoje é exatamente esse, escutar todos as partes e, a partir daí, levar as propostas ao Comitê.

O Presidente explicou que a flexibilização do funcionamento das arenas pode acontecer de forma gradativa, mas pontuou que discussões como a de hoje são fundamentais para que tenham o aval do segmento antes de repassar ao Comitê.

O Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, representando a Administração Municipal, também participou das discussões.

Gerfeson lembrou que está a mais de um ano participando das reuniões do Comitê, sempre procurando soluções que amenizem as dificuldades do setor esportivo.

Ele contou que existe o momento certo para levantar determinadas questões e agora que Aparecida de Goiânia mudou para o grau amarelo talvez seja a hora de conseguir o aval do Comitê em relação a abertura das arenas.

O Secretário reforçou que o trabalho do Comitê é sério, e que leva em consideração dados e estudos e não politicagem.

Assessor de Comunicação - Paulo Ferreira