Câmara debate conscientização para redução de acidentes de trânsito

13/05/2021 12:27 578
Evento faz parte da campanha “Maio Amarelo”

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 13/05/2021. Durante sessão ordinária, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia recebeu, na manhã desta quinta-feira, 13, evento promovido pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA), que tratou da conscientização sobre a segurança no trânsito.

O evento faz parte da Campanha “Maio Amarelo 2021”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo país.

Presidente em exercício, o vereador Fábio Ideal, abriu espaço para que a SMTA e demais autoridades de trânsito falassem sobre o tema durante a sessão, mas antes de passar a palavra lamentou o alto número de mortes no trânsito que ainda atinge o país todo.

"Temos que fazer nossa parte em conscientizar a população a ter mais prudência no transito", pontuou o Presidente.

Abrindo o evento, o Chefe de qualificação e treinamento de Educação de Trânsito da SMTA, Clévis Rodrigues, falou da importância de mobilizar a população de forma geral.

"É um assunto muito sério, que tem ceifado muitas vidas. Iniciamos nossas atividades da campanha no dia 10, fazendo blitz informativa, e agora trouxemos o tema para esta Casa".

Ele ainda pontuou a importância de levar um tema como esse para o legislativo, onde, a partir de debates, é possível buscar soluções para a questão.

Representando o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), Isaac Silva, falou sobre a atuação conjunta dos órgãos de trânsito.

“A ação que estamos promovendo visa um trabalho em conjunto de todo Poder Público que lida com trânsito, com intuito de levar à população a importância de pensar o trânsito. Essa é nossa missão. Durante esse período de pandemia estamos trabalhando de forma diferente, com ações mais simples, mas isso não impede de realizarmos essa campanha anual. O maio amarelo em muitos municípios é instituído por lei, que tem como objetivo reduzir os acidentes. Hoje o detran deixou de ser apenas fiscalizador, para se tornar também preventivo”, explicou Isaac.

Já o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Aparecida (Sinatran-AP), Elias Rosa, falou sobre a responsabilidade , tanto do pedestre, quanto do motorista, mas, principalmente, dos Poderes públicos, em específico dos órgãos de trânsito.

“É muito importante termos órgãos especializados para combater o que podemos até chamar de pandemia do trânsito, já que temos mais de 30 mil mortos por ano. E os gestores públicos têm obrigação de incentivar e investir na segurança de transito”, afirmou Rosa.

Representante da SMTA, o Diretor de Educação de Trânsito, Célio Dias, falou que eventos como o de hoje são oportunidades únicas de divulgar a campanha.

Em seguida, o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros de Goiás, Pedro Carlos, classificou o evento como fundamental.

"O Corpo de Bombeiros também tem sua participação nesse tema. Somos responsáveis pelo atendimento às consequências dos acidentes de trânsito. Nós atendemos ano passado no Estado de Goiás 29 mil ocorrências de trânsito. É um número muito elevado, que culminou em várias vidas perdidas. Esse índice já deixa claro a relevância de tratar desse assunto, e só com educação sobre o tema vamos reduzir esses números", alertou o Tenente Coronel.

Sobre a questão educacional, o vereador Araújo lembrou que na legislatura passada protocolou requerimento solicitando da Prefeitura a inclusão da matéria “educação no trânsito” na grade escolar.

O vereador Arnaldo Leite, que já foi Secretário de Mobilidade e Defesa Social, ressaltou que campanhas como a de hoje vêm funcionando, uma vez que a cidade de Aparecida de Goiânia possui índices menores que a média da capital, Goiânia, e do país, em relação a acidentes no trânsito.

Por fim, o Presidente André Fortaleza afirmou que a imprudência é o grande problema.

"Na minha opinião, a maior porcentagem dos acidentes acontecem porque as regras não são cumpridas, e isso já justifica as campanhas de conscientização”, opinou.

“Maio Amarelo”

A Campanha “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que tem como objetivo colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, além de estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

O evento é realizado em maio porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Já a escolha da cor amarela se deu pois simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Assessor de Comunicação - Paulo Ferreira