‘‘Aqui é a casa do povo, aberta a todos, onde a democracia prevalece de fato’’ afirma André Fortaleza

10/09/2021 11:45 832
Durante sessão, Presidente da Câmara falou sobre relação com a imprensa durante sua gestão

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 10/09/2021. O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador André Fortaleza (MDB), aproveitou a sessão ordinária desta sexta-feira, 10, para comentar sobre uma matéria veiculada em um site de notícias da cidade. Na ocasião, foi dito que a Câmara limita o acesso da imprensa.

De antemão, o Presidente deixou claro sua indignação e ressaltou que a Câmara de Aparecida sempre foi conhecida por sua abertura a todos, mas que, como em qualquer outra instituição, possui regras, ainda mais durante o período pandêmico que o mundo vive desde o ano passado.

“Esta Casa é democrática, sempre foi. O que acontece é que, além de regras próprias de funcionamento, hoje vigora um portaria por conta da pandemia, o que  exige um controle maior para o acesso”, explicou Fortaleza, que destacou que a Câmara sempre teve bom relacionamento com todos da imprensa e falou sobre as melhorias alcançadas durante a atual gestão.

“Em sua redação, em um centro administrativo, um hospital, as pessoas entram de qualquer jeito? Não tem controle de entrada, senha, etc? Sem nenhuma demagogia, sem nenhuma mentira e com a maior transparência, essa Casa, desde o dia 04 de janeiro, tem trabalhado em prol do povo de Aparecida. Quero ver a imprensa publicando a realidade, como a Câmara melhorou, por exemplo. Hoje disponibilizamos uma recepção que identifica todos que adentram o órgão, porém, isso não impede o  acesso, apenas o realiza de forma controlada. Em relação à imprensa especificamente, melhoramos a sala de imprensa, ampliando, e disponibilizando um computador exclusivo para jornalistas externos. Aqui nunca teve e nunca terá as portas fechadas para o povo, porém, é necessário organização. Somos sérios e estamos cumprindo nossas obrigações, por isso merecemos respeito”, desabafou o Presidente.

André Fortaleza ainda explicou que a opinião foi dada sem conhecimento total dos fatos

“Primeiramente, é preciso conhecer sobre o fato, para depois emitir opinião. Fica aqui minha indignação. Hora nenhuma vamos barrar a imprensa, desde que respeite a Casa e sua organização. Não tenho problema com ninguém, mas como tudo na vida, existem regras e estas foram feitas para serem cumpridas”, reforçou.

Sobre o trabalho desenvolvido pela imprensa na Câmara, André voltou a destacar o posicionamento transparente de todos os envolvidos nos trabalhos legislativos.

“Eu nunca medi elogio à imprensa. A única coisa que sempre falo é que sou a favor da liberdade de imprensa, mas de uma imprensa responsável. Qualquer um tem acesso a documentações ou espaço físico dessa Casa. Temos aqui uma equipe de imprensa que está à disposição de vocês. No entanto, escutar atrás da porta não é liberdade de imprensa. Nota zero para esse tipo de publicação. Essa Casa aqui é democrática e tem obrigação de trabalhar para o povo.  A Casa é do povo, que sempre será respeitado e bem vindo aqui”, finalizou.

Em apoio ao presidente, o vereador Gleison Flavio (MDB) também demonstrou descontentamento com o fato e apontou as melhorias efetuadas na atual legislatura.

“Hoje, se existe um pouco mais de restrição, é o que se pede durante o momento que estamos vivendo. Mas nunca deixamos de receber ninguém. O que o presidente André tem feito é apenas ajudar. Só olhar que estamos chegando a quase 60 sessões e nenhuma deixou de ser realizada por qualquer motivo. Os vereadores estão do lado da comunidade. A imprensa tem seu direito de ir e vir, mas como qualquer outro setor tem que respeitar as medidas”, afirmou Gleison.

Já o vereador Getulio Andrade (PV) classificou a matéria como tendenciosa e leviana.

“Eu convido a imprensa a acompanhar mais de perto nosso trabalho durante as sessões. Temos uma casa de lei democrática, que tem suas portas abertas. Evidentemente, durante o período que vivemos, temos todo cuidado em como receber as pessoas. Quando alguém critica essa Casa de leis não remete apenas ao presidente, mas a todos nós vereadores, que trabalhamos diuturnamente”, destacou.

Em tempo, o Presidente André Fortaleza lembrou que em nenhum momento foi procurado, assim como também ninguém procurou a Diretora de Imprensa da Câmara e garantiu que a gestão tem responsabilidade e que por isso o controle feito durante a pandemia continuará.

Regras da Câmara

O acesso aos gabinetes e demais departamentos da Câmara é livre, mas antes é preciso realizar a identificação na recepção. Além disso, atualmente, por conta da pandemia, cada gabinete só pode receber duas pessoas por vez.

Sobre o acesso ao plenário, o regimento interno determina que apenas os vereadores podem permanecer no recinto durante as sessões ordinárias (art. 35 do Regimento Interno da Câmara). Mas nada impede que, após autorização, o jornalista adentre a sala de imprensa, que fica ao lado do plenário.

Assessor de Comunicação - Paulo Ferreira