Notícias

Vereadores garantem a igreja defesa à família

11/06/2015 00:00 389

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 11/06/2015. Durante encontro na manhã desta quinta-feira,11,os vereadores receberam na sala de reuniões da Prefeitura Municipal a cúpula da igreja católica representada pelos padres, Vitor Simão, Rodrigo de Castro, Luiz Henrique Brandão e o bispo auxiliar da arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto. Os membros da igreja alertaram a Câmara sobre o cuidado com a tramitação de projetos que possam ameaçar a família cristã.

   A maior preocupação da igreja é com a chamada ‘ideologia de gênero’. O termo, que surgiu há mais de 20 anos em países europeus, define o sexo não como um fator biológico, mas cultural. “Essa ideologia diz, por exemplo, que a criança só saberá se ela é homem ou mulher com o tempo e o meio em que ela seria inserida, ignorando o órgão genital com a qual vieram a este mundo”, alerta o bispo auxiliar.

    Segundo o padre Luiz Henrique, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 103/12, reprovado no Congresso Nacional, pretendia por, meio do Ministério da Educação (MEC), incluir a ideologia de gênero nas diretrizes do Plano Nacional de Educação. Com a derrota, a idéia agora seria manter o texto nos Planos Municipais de Educação, que devem ser aprovados ainda este mês em todas as Câmaras Municipais do país. “Respeito todos os gêneros, mas entendemos que homem é homem e mulher é mulher. Viemos justamente pedir aos vereadores que analisem bem qualquer projeto que chegue a Casa com este teor. Em outros países, onde esta ideologia foi aplicada, houve graves danos a família”, acrescentou o religioso.

      O padre Rodrigo também ressaltou que respeita o Poder Legislativo e que de fato é preciso um olhar critico sobre a situação. “Não queremos interferir nos trabalhos da Casa, mas há matérias que precisam ser bem analisadas para não colocarmos em risco os princípios cristãos”, argumentou.

   Os vereadores se comprometeram atender a solicitação em defesa da vida. “Sempre procuramos aprovar aquilo que vem ao encontro dos anseios da população, mas também repudiamos qualquer matéria que venha colocar em risco os princípios da família, garantiu o presidente da Câmara, Gustavo Mendanha (PMDB).

    Regularização fundiária

  O padre Vitor da paróquia do Setor Colina Azul aproveitou para demonstrar a intenção da igreja em promover a regularização fundiária de seus templos, que seriam beneficiados com a aprovação do o Projeto de Lei (PL) 001/15, de autoria do Poder Executivo, que Institui o Alvará de Aceite e Levantamento em Aparecida. Na prática, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Regulamentação Urbana vai permitir a regularização de milhares de imóveis no município, inclusive embargados. “Queremos uma medida definitiva para que de fato possamos ter nossas igrejas com as devidas escrituras”, defendeu o padre.

  Assim como fez com a comunidade evangélica, o presidente da Câmara também defendeu a formação de uma força tarefa para analisar todos os casos e garantir que as igrejas sejam beneficiadas de fato com o projeto do Aceite. “Criamos uma comissão que vai analisar caso por caso e assim definirmos o que será possível fazer”, garantiu  Gustavo.