Notícias

Vereadores e promotor de justiça em parceria contra a criminalidade

02/12/2015 00:00 614

O promotor de justiça da 5ª promotoria de Aparecida de Goiânia, Milton Marcolino, esteve reunido com os vereadores no gabinete da presidência, na manhã desta quarta-feira, 2, para apresentar projeto de lei que visa a redução dos índices de criminalidade na cidade.

O projeto proposto pelo promotor obriga bares, boates e estabelecimentos que comercializam bebidas a instalarem circuito interno e externo de TV. Além disso, os comerciantes teriam um link direto com os órgãos responsáveis pela segurança pública, pra notificarem qualquer atuação suspeita.

Segundo Milton Marcolino, a possibilidade de identificação inibirá a ação criminosa. “O bandido pensará duas vezes antes de cometer o crime e, se ainda o fizer, os circuitos de TV’s facilitariam sua identificação e, ainda, contribuiriam em uma consequente condenação”, explica o promotor.

Marcolino, que é o titular da promotoria responsável pelos crimes contra a vida, destaca que o projeto é só um pontapé inicial na defesa da vida.

“A vida é o bem mais importante que temos e por isso temos que dar prioridade. Atualmente, a violência é tão grande que o homicídio foi banalizado. As pessoas já não se chocam mais quando ficam sabendo de algum assassinato e temos que mudar isso. Vejo que é possível reduzir esses índices em até 70%, com medidas preventivas como essa”, aponta Milton Marcolino.

O presidente da Câmara, vereador Gustavo Mendanha (PMDB), elogiou a iniciativa e comentou que a câmara também tem buscado adotar medidas com intuito de reduzir a violência.

“É fundamental esse diálogo entre os poderes e acho que esse interessante projeto tem tudo para reduzir os índices de criminalidade. Digo isto, pois já apresentei um projeto semelhante, que obrigava a instalação de câmeras em bancos e lotéricas, e o número de assaltos reduziu drasticamente”, lembrou Gustavo, que também apontou a necessidade de se debater a idéia de lei com a população.

“Diante da importância do projeto, creio que seria conveniente realizar audiências públicas para discuti-lo com os comerciantes, donos de bares, boates etc., a fim de trazê-los ao cerne da questão”, sugeriu o presidente da câmara.

Alex Atanázio (8586-3446)

Paulo Ferreira (9968-6883)

Fotografia: Rodrigo Estrela (8556-8307)

Rua Sandoval de Azevedo, s/nº Centro, Aparecida de Goiânia - Goiás | Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.