A convite do vereador Gleison Flávio (PMDB), compareceram ao plenário da câmara, durante sessão desta terça-feira, 6, os aprovados no curso de formação de Guarda Civil Municipal, juntamente com o secretário de Defesa Social e Guarda Civil Metropolitana, comandante Roberto Cândido.
A intenção do vereador foi esclarecer a situação atual do concurso público para provimento de novos guardas municipais, iniciado em 2012.
“Em cumprimento à uma decisão judicial, demos seguimento ao certame, realizando o curso de formação dos aprovados remanescentes. Ao final desse curso, 149 inscritos foram aprovados, porém, hoje, a guarda civil só possui 59 vagas. Diante de tal circunstância, ao lado do vereador Gleison Flávio, fomos até o prefeito buscar uma solução”, explicou Cândido.
Segundo Gleison, o prefeito Maguito Vilela (PMDB), assim como o prefeito eleito, o presidente da Câmara, Gustavo Mendanha (PMDB), comprometeram-se a convocar os aprovados.
“Esses Guardas são pessoas honestas, trabalhadoras, que largaram seus empregos contando com essa convocação. E, por isso, garanto que a prefeitura enviará um projeto de lei aumentando o quantitativo de vagas da Guarda Civil para que a câmara possa aprová-lo, assegurando o direito desses novos Guardas Municipais”, garantiu o vereador.
Rilmar Bueno, representando os aprovados no curso de formação, falou sobre a angustia vivida por eles.
“Estamos nessa luta desde 2012, quando fizemos o concurso. Muitos de nós largaram suas ocupações para se dedicar ao curso de formação. Assim, espero que a prefeitura e o poder legislativo tenha sensibilidade com a nossa situação”, clamou Rilmar.
O projeto de lei que aumentaria o quantitativo de vagas da Guarda Civil precisa ser enviado pelo poder executivo. Entretanto, de antemão, os vereadores já declararam apoio total à aprovação, quando, porventura, a proposta chegar ao poder legislativo.
“Nada mais justo do que a convocação dessas pessoas, uma vez que cumpriram tudo que era exigido no edital do concurso”, destacou o vereador Nascimento (DEM).
Diretoria de Comunicação (3280-6396)
Alex Atanázio (8586-3446)
Paulo Ferreira (9968-6883)
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima