O vereador Gleison Flávio (PTdoB), durante sessão realizada na manhã da última quarta-feira, 7, denunciou as condições precárias em que se encontra a Funerária Municipal de Aparecida de Goiânia.
Em relação à funerária, o vereador observou diversos problemas como a falta de uma central de óbito, que dos seis computadores existentes no local, apenas dois estão em funcionamento e que, também, existe apenas um veículo, uma saveiro ano 2003, para realizar todo o serviço de transporte para o enterro e que ocorrem em torno de quarenta enterros por mês. Outra questão levantada pelo vereador foi em relação à maneira como os cadáveres são preparados. “Os corpos são preparados ao ar livre, sendo que esse local fica ao lado da cozinha da Assistência Social. O que separa os alimentos é apenas uma parede.”
Demonstrando insatisfação com o atual cenário, Gleison Flávio cobrou melhorias nas condições da funerária. “É preciso dar mais dignidade às pessoas que não têm condições, ainda mais em um momento tão difícil.”
Segundo o vereador, o coordenador da funerária está tendo que pedir ajuda a outras funerárias. Nessa questão, Gleison Flávio também lembrou que, das dezesseis funerárias existentes em Aparecida de Goiânia, a maioria encontra-se em situação irregular.
Aproveitando o tema em pauta, o vereador William Ludovico (SDD) chamou atenção para a dificuldade que as pessoas sem condições financeiras enfrentam para adquirir caixões. O vereador criticou o fato de apenas pessoas inscritas no Bolsa-Família terem direito a caixões gratuitamente. “Quantas famílias carentes não estão inscritas no Bolsa-Família e não têm condições de comprar um caixão?”, questiona o vereador.
Na ida à funerária, o vereador Gleison Flávio esteve acompanhado do Secretário Municipal de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, do Secretario Municipal de Regulação Urbana e Rural, Jório Coelho, e do Secretário de Assistência Social, José Ribamar. Na oportunidade, o vereador cobrou providência dos secretários que se mostrando sensibilizados, disseram que medidas serão tomadas.