Durante sessão especial na manhã desta terça-feira, 1, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia recebeu a visita ilustre do Prefeito Maguito Vilela (PMDB). O chefe do poder executivo foi até a casa de leis protocolar, pessoalmente, o plano diretor da cidade para os próximos dez anos, de 2016 a 2026.
O plano consiste, basicamente, no instrumento que orientará a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município para próxima década. Trata-se de uma lei de autoria do poder executivo que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimento.
O secretário da pasta responsável pela elaboração do plano, o secretário de desenvolvimento urbano Afonso Boaventura, apontou os benefícios do novo plano diretor
“É um plano inovador, que busca continuar com o desenvolvimento no qual Aparecida vem passando, sendo considerada uma das cidades que mais cresce hoje no Brasil. O plano respeitou todos os requisitos primordiais, como o desenvolvimento sustentável e as questões ambientais, a mobilidade urbana, as questões dos novos eixos, que foi algo que o Maguito sempre procurou implantar desde o seu primeiro mandato, dentre outros”, explicou Afonso.
No mesmo sentido, o prefeito destacou os avanços que a nova lei representará para cidade de Aparecida.
“O plano vai nortear o futuro da cidade nos próximos dez anos. Não tenho dúvidas que ele estabelecerá um novo ritmo de crescimento pra Aparecida com relação à infra-estrutura, mobilidade, investimentos, etc. Enfim, é um plano feito a quatro mãos pela sociedade e o poder público e que está à altura de uma cidade de mais de meio milhão de habitantes”, destacou Maguito Vilela
O presidente da câmara, vereador Gustavo Mendanha (PMDB), que recebeu o projeto diretamente das mãos do prefeito, falou da importância do plano para Aparecida e da necessidade de apreciá-lo o quanto antes.
“Trata-se do projeto mais importante que chegou à câmara no ano de 2015. Por conta disso, os vereadores estão ansiosos para apreciá-lo. Entretanto, pode ser que demande um pouco de tempo, uma vez que o próprio projeto demorou vários meses para ser concebido, mas, por não ter dúvida do tanto que o plano favorecerá a nossa cidade, espero que possamos aprová-lo o mais breve possível”, afirmou o presidente.
Concordando com as palavras do presidente da câmara, o vereador Dr. Ezízío Barbosa (PMDB) afirmou que a Câmara dará prioridade a análise do plano. “Tendo em vista a urgência da tramitação do projeto, devido sua importância e sabendo que foi elaborado por um corpo técnico de grande competência, já iremos providenciar uma cópia do plano para cada vereador, possibilitando sua apreciação no menor tempo possível”, garantiu Ezízio.
Por fim, o vereador William Ludovico (SDD) também ressaltou a relevância do plano. “O plano diretor é um projeto imprescindível e espero que a proposta feita pela prefeitura atenda os anseios da nossa cidade e é isso que iremos verificar com nossas análises”, concluiu William Ludovico.
Alex Atanázio (8586-3446)
Paulo Ferreira (9968-6883)
Fotografia: Rodrigo Estrela (8556-8307)
Rua Sandoval de Azevedo, s/nº Centro, Aparecida de Goiânia - Goiás | Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.