Notícias

Plano Diretor é novamente tema de sessão na Câmara

04/08/2016 00:00 388

A pedido dos vereadores, o secretário municipal de planejamento, Afonso Boaventura, e sua equipe técnica, voltaram à Câmara Municipal para continuar as explanações a respeito do projeto de lei que estabelece o novo plano diretor. Durante a sessão, foram apresentados mapas e gráficos presentes no bojo da proposta de lei.

A diretora de gestão do plano diretor, Janaina de Holanda, utilizando-se de mapas do antigo e do novo plano, ilustrou o histórico de ocupação da cidade, desde a emancipação de Aparecida, passando pelo processo de conurbação com a capital, Goiânia, até chegar ao atual perímetro urbano.  A diretora ainda citou o problema do acelerado crescimento populacional que Aparecida sofreu na década de 90.

“Considero Aparecida como uma Fênix. Teve seus problemas, mas soube tirar proveito disso. E nesse sentido, o plano vem atender a esse processo de desenvolvimento, levando em consideração as particularidades da cidade e transformando os pontos negativos de um crescimento desordenado e acelerado em algo positivo”, explicou a diretora, que também pontuou os objetivos do novo plano diretor.

“A intenção é atrair novos investimentos, desburocratizar os processos e, principalmente, melhorar a paisagem, a roupagem da cidade. As pessoas não estão mais só atrás de asfalto, mas também de calçadas funcionais, parques, ou seja, da qualificação da imagem”, destacou Janaína.

Por ser uma lei que trata do ordenamento territorial da cidade, Janaína afirma que o plano também é base para discussões mais aprofundadas sobre o Plano de Mobilidade Urbana.  “A mobilidade urbana é um problema que o plano não tem como resolver sozinho. Precisamos rediscutir o pacto metropolitano quanto ao transporte coletivo, procurando uma união dos poderes, executivos e legislativo, juntamente com a CMTC, uma vez que trata-se de uma questão fundamentalmente de gestão”, elucidou a diretora de gestão do Plano Diretor.

Em seguida, o secretário de planejamento, Afonso Boaventura, elogiou a postura dos vereadores que, ao longo de todo o processo de elaboração do novo plano diretor, demonstraram grande interesse na proposta de lei, indo com frequência até a secretaria discutir a matéria.

“Nesse período, a Seplan recebeu vários vereadores para consultas ao conteúdo do plano. E ressalto que continuamos à disposição para sanar qualquer dúvida”, garantiu o secretário.

Ao final da sessão, o vereador Roberto Chaveiro (PTC), que presidiu a sessão, lembrou aos demais vereadores que, no intuito de continuar as análises, os debates continuarão na sessão da próxima quinta-feira, 11, novamente com a presença da equipe da secretaria de planejamento.

.

Diretoria de Comunicação (3280-6396)

Alex Atanázio (8586-3446)

Paulo Ferreira (9968-6883)

Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima