Em sessão que adentrou a tarde desta sexta-feira, 04, os vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram o novo plano diretor da cidade para os próximos dez anos.
O plano consiste, basicamente, no instrumento que orientará a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município para próxima década. Trata-se de uma lei de autoria do poder executivo que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimento.
O secretário da pasta responsável pela elaboração do plano, o secretário de planejamento, Afonso Boaventura, ressaltou que o plano aprovado prepara a cidade para um aporte de até um milhão e duzentas mil pessoas e que pautou pela preocupação com a mobilidade urbana.
“Trata-se de um plano elaborado após muito estudo de nossa equipe técnica, que buscou atender, principalmente, um dos grandes problemas das maiores cidades do país, que é a mobilidade urbana”, afirmou. Ele ainda comentou que o plano diretor aprovado já está adaptado aos eixos estruturantes, que foram inaugurados ao longo da atual gestão.
Durante a sessão, foi apresentado e comparado o mapa antigo de zoneamento da cidade, datado de 2002, com o novo mapa, que será estabelecido após aprovação do novo plano diretor.
O presidente da câmara, Gustavo Mendanha (PMDB) destacou a importância que o novo plano terá na desburocratização da cidade.
“Aparecida está travada. As pessoas reclamam das dificuldades enfrentadas para empreender aqui. Com esse plano que aprovamos hoje, a cidade se livrará dessas amarras, possibilitando um desenvolvimento ainda maior”, garantiu o presidente.
O projeto original, apresentado pelo poder executivo, sofreu inúmeras alterações, por conta de 43 emendas legislativas, propostas pelos vereadores.
Diretoria de Comunicação (3280-6396)
Alex Atanázio (8586-3446)
Paulo Ferreira (9968-6883)
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima