Notícias

Mulheres são homenageadas em sessão especial

05/03/2015 00:00 401

Em parceria com a secretaria de assistência social, superintendência da mulher e conselho municipal dos direitos da mulher, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou sessão especial nesta quinta-feira, 5, em homenagem ao dia internacional da mulher, comemorado no próximo dia 8 de março.  O tema abordado foi a importância da mulher na política em Aparecida.

A vereadora delegada Dra. Cybelle Tristão (PSDB), única representante das mulheres na câmara, fez as honras da casa, dando início à cerimônia. “É uma honra recebê-las aqui hoje nessa casa que é de todas vocês e da comunidade aparecidense em geral. Nosso objetivo é discutir a participação da mulher na política, por isso é válido homenagear todas as mulheres que já passaram por essa casa de leis”, explicou Cybelle, que destacou as dificuldades enfrentadas para entrar no mundo da politica.

“Foram vários obstáculos. Pessoas questionando o motivo de uma mulher querer entrar na politica e foi necessário passar por cima disso tudo. Durante a campanha, procurei abordar essa questão, por quê mulheres não votavam em outras mulheres? A política ainda é muito fechada pra mulher, mas cabe a nós mudarmos esse panorama”, apontou a vereadora.

Dra. Cybelle foi a terceira mulher eleita pelos aparecidenses a assumir uma cadeira na Câmara. Antes dela, Aparecida elegeu uma mulher, pela primeira vez, em 1982. A escolhida, Romilda Neta de Medeiros, ficou no cargo de 1983 a 1988. A segunda foi Berenice Medeiros, que ficou de 1989 a 1992. Além das três eleitas, duas outras mulheres fizeram parte do legislativo, como suplentes. Divanita Avelino Dias Marques, a Diva do Cais, que ocupou a cadeira de vereadora na legislatura passada, e Leiliane Rosa, que exerceu a função durante o segundo semestre do ano passado.

Primeira vereadora de Aparecida, Romilda Neta, emocionada, agradeceu a homenagem. “É muito gratificante voltar aqui, principalmente com tantas mulheres presentes, pois percebo que nossa luta tem continuidade e que a mulher tem buscado sua valorização”, discorreu Romilda.

Sobre a participação das mulheres no legislativo aparecidense, a presidente do conselho municipal dos direitos das mulheres, Aparecida Luiza da Silva, ressaltou a necessidade de aumentar a inserção feminina na politica local. “Aparecida tem eleições desde a década de 60 e só tivemos 5 mulheres que passaram por essa casa. Precisamos mudar esse cenário. Queremos igualdade. Lutamos por uma sociedade mais igualitária”, cobrou a presidente.

No mesmo sentido, a superintendente municipal da mulher, Adriana Silveira, reforçou a busca por igualdade. “A mulher não quer competir, só queremos igualdade de gênero no mercado, na política e em todas as áreas de atuação”, recobrou Adriana.

Já ao final do evento, a vereadora Dra. Cybelle ainda fez questão de elogiar uma importante lei proposta pelo vereador Francisco Gaguinho (PSC) que dispõe sobre a garantia de prioridade de vagas nas escolas municipais e Cmeis para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

“A propositura dessa lei pelo nobre vereador é mais uma prova de que não estamos sozinhas nessa luta”, finalizou a vereadora.