Durante sessão ordinária desta quarta-feira, 19, a Câmara Municipal recebeu a visita da secretária municipal de saúde, Vânia Cristina Rodrigues, e sua equipe, para prestação de contas da pasta em relação ao primeiro quadrimestre desse ano.
Um dos principais objetivos da secretária na apresentação foi demonstrar e avaliar as metas fiscais dos meses de janeiro a abril.
“Primeiramente, gostaria de justificar o atraso dessa apresentação, que era pra ser em junho, mas, devido à ocupação da câmara, não foi possível. O intuito dessa apresentação e prestar contas do trabalho desenvolvido desde o inicio do ano na secretaria e apresentar dados como a execução orçamentária e financeira, os números de consultas realizadas na cidade, dentre outras informação”, explanou a secretária de saúde.
Sobre as obras em desenvolvimento para saúde pública, Vânia falou da expectativa de reinauguração da maternidade Marlene Teixeira e da situação das Unidades básicas de Saúde (UBS).
“Minha esperança e meus esforços estão focados em, finalmente, terminar as obras da maternidade Marlene Teixeira até o final do ano ou, no mais tardar, no início do ano que vem. Em relação à estrutura física da saúde, hoje ela é composta de 37 UBS, sendo que 22 são próprias e 15 são alugadas, mas que, progressivamente, serão substituídas por unidades em construção no município”, elucidou a secretaria que também explicou o porquê da diminuição de médicos em alguns meses do ano.
“Existe uma queda nas consultas nos atendimentos ambulatoriais em determinados meses, principalmente entre os meses de fevereiro e março, por conta de ser período de férias dos médicos vinculados ao programa “mais médicos”, sendo que a secretaria municipal não possui o controle sobre a organização dessas férias”, justificou a secretária.
Os vereadores fizeram uso da palavra e, em sua maioria, teceram vários elogios a gestão da secretária. Nesse sentido, o vereador William Ludovico (SDD) parabenizou o pioneirismo da secretaria em vir até a Câmara Municipal prestar contas aos vereadores.
“É com grande satisfação que recebo essa visita de hoje. Apesar de já estar em minha quarta legislatura, é a primeira vez que recebemos de fato uma prestação de contas da secretaria de saúde. Parabenizo a secretária pela disposição e pelo discernimento que vem aplicando na secretaria”, enalteceu o vereador.
O vereador Manoel Nascimento (PSDB), assim como William, destacou a iniciativa da secretária de procurar dar satisfações ao povo aparecidense. “Apesar de existir uma lei de 2012 que obriga a prestação de contas por parte das secretarias a da saúde foi a primeira a cumpri-la. Estão de parabéns”, apontou Nascimento, que, apesar de elogiar a visível melhora na saúde pública de Aparecida, demonstrou preocupação com os casos de denúncias em relação ao número de remédios incinerados e ao pagamento exagerado a laboratórios que prestam serviços a secretaria de saúde.
O que foi respondido pela secretária ao afirmar que desde que assumiu o comando da pasta vem realizando auditorias para apurar qualquer tipo de irregularidade que possa existir na secretaria.
Antes do encerramento da sessão, o vereador Almeidinha (PSD) propôs que as demais secretarias sigam o exemplo dado pela secretaria de saúde. “Essa apresentação realizada hoje pela secretaria de saúde devia ser procedimento recorrente em todas as secretarias, por isso parabenizo a secretária pelo seu empenho”, finalizou o vereador.