A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou, na manhã desta terça-feira, 7, sessão especial em homenagem ao dia mundial do optometrista, comemorado todo dia 06 de março. A propositura foi do vereador Cláudio Nascimento (PRB).
A solenidade contou com a presença de profissionais da área e da ex-vereadora, delegada Cybelle Tristão, autora da lei que instituiu no calendário oficial do município de Aparecida de Goiânia a comemoração do dia mundial do profissional optometrista.
O presidente da Câmara, Vilmarzin (PMDB), fez questão de elogiar a iniciativa da delegada Cybelle em propor a lei. “Essa data se faz relevante, uma vez que muitas pessoas não conhecem o trabalho de suma importância que é exercido por esses profissionais”, afirmou o presidente.
Por convite do presidente, Cybelle explicou sua relação com a optometria.
“Ao conhecer a causa desses profissionais, vi que precisavam do meu apoio e, assim, propus dois projetos voltados a eles. O primeiro foi esse que institucionalizou o dia mundial do optometrista em Aparecida. Já o outro, que ainda está em discussão de constitucionalidade, trata da autorização para o poder público de Aparecida contratar profissionais da área. E o intuito desses projetos foi valorizar uma profissão que é tão importante, mas, ao mesmo tempo, tão desconhecida de todos”, explicou Cybelle.
O optometrista Dr. Yuri de Melo Souza ficou responsável por fazer uma palestra aos vereadores sobre a profissão. Dentre outras informações, ele explicou as diferenças com a oftalmologia e a importância da optometria para saúde publica.
“A oftalmologia fica mais a cargo das patologias, enquanto que a optometria cuida da saúde visual em geral. O que vemos é uma fila imensa na rede pública para conseguir tratamento visual, o que poderia ser amenizado se houvesse trabalho conjunto entre médico oftalmologista e o optometrista. O tratamento prévio da optometria, além de desafogar a saúde pública, também reduziria gastos, já que remeteria ao oftalmologista apenas aqueles pacientes que necessitassem de procedimento cirúrgico ou tratamento mais profundo. Vivemos uma carência visual por conta do baixo número de médicos oftalmologistas”, explanou Yuri.
O Dr. Yuri de Melo também citou que alto índice de crianças cegas no Brasil poderia ser evitado se houvesse um tratamento prévio com a optometria.
“Um tratamento preliminar com optometria reduziria em até 90% os índices de crianças cegas, além de contribuir para diminuir a evasão escolar por conta da cegueira funcional”, destacou.
O vereador Manoel Nascimento (DEM) declarou apoio à categoria. “É uma questão de interesse público e por isso podem contar com essa Casa nas questões que envolvam a profissão”, disse o vereador.
Ao final, a delegada Cybelle Tristão foi homenageada com uma placa por conta de sua contribuição à optometria.
Optometria x oftalmologia
O optometrista é um profissional da área da saúde com capacidade para prescrever óculos, lentes de contato e fazer terapias de reabilitação visual. A diferença para o oftalmologista é que o profissional da optometria não pode realizar procedimentos invasivos, quer seja por medicação injetáveis ou não, quer seja por cirurgias.
Optometria na lei
De autoria da ex-vereadora Dra. Cybelle Tristão (PSDB), há, em Aparecida, duas leis relacionadas aos optometristas. Uma é a que estabelece o dia do profissional optometrista, a ser comemorado todo dia 06 de março. A outra trata da autorização da contratação de profissionais da optometria para atuar nos Programas de Saúde da Família (PSF), nos Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Escolas Municipais, com objetivo de oferecer atendimento à saúde visual, promovendo correções e detectando problemas que afetam o sistema visual. Entretanto, essa última lei não está em vigor, pois passa por um processo de análise de constitucionalidade.
Sobre esse processo, o presidente Vilmarzin afirmou que solicitará ao prefeito Gustavo Mendanha (PMDB) uma reunião com profissionais da área para resolver o a questão.
Apesar de ainda não regularizada no âmbito jurídico, a optometria já possuiu decisões favoráveis tanto no Superior tribunal de Justiça (STJ), quanto no Superior Tribunal Federal (STF), última instância jurídica do país.
Departamento de Comunicação (3280-6396)
Diretor de comunicação – Donizete santos
Assessor de Comunicação - Paulo Ferreira (9968-6883)
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima