Notícias

Câmara promove sessão especial para debater segurança pública

03/03/2015 00:00 297

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia promoveu, na manhã desta terça-feira, 3, a pedido do vereador William Ludovico(SD), sessão especial com intuito de debater a questão da segurança pública. Representantes da Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Civil Municipal fizeram presentes no evento e, juntamente com os vereadores, discutiram o problema da falta de segurança que assombra a população aparecidense.

Idealizador da reunião, vereador Wiliam Ludovico, destacou que o papel do parlamentar não fica restrito apenas a função legislativa. “O poder legislativo busca não só sua atividade precípua, legislar, mas também trazer à tona discussões e encaminhamentos que possam melhorar a qualidade de vida da população. E é isso que almejamos hoje”, explicou o vereador, que também voltou a apontar a maior participação da Guarda Civil Municipal como um dos caminhos para amenizar o problema da falta de segurança. “Vejo como um importante meio de enfrentar a violência a proposta de parceria entre Guarda Civil e o demais órgãos de segurança pública, Policia Militar e Civil”, afirmou William Ludovico.

Já o vereador João Antônio (PSB), assinalou a falta de estrutura como um dos principais empecilhos enfrentados pelos responsáveis por manter a segurança na cidade. “Está claro que a polícia sofre por ter uma estrutura ruim. Falta equipamento, efetivo, alta carga de horário. E em contrapartida, os bandidos estão cada vez mais equipados, o que torna ainda mais difícil a ação”, apontou João Antônio.

Representando o Comando Geral da Policia Militar, coronel Sales afirmou que, atualmente, apesar do problema da falta de segurança pautar a maioria das discussões no Brasil, em Aparecida, a situação caminha para um cenário mais favorável. “A segurança hoje está na ordem do dia em todo o país, sendo assim, debater o problema, prestar contas à sociedade, torna-se imprescindível. Entretanto, o que podemos observar em Aparecida é que a cidade vem melhorando em relação aos índices de violência. Peguemos como exemplo o último mês de fevereiro, que teve uma redução de 58% no número de homicídios em relação ao ano passado”, explicou o coronel.

Sobre a proposta de parceria da Polícia Militar com a Guarda Civil, levantada pelo vereador William, o coronel afirmou que Aparecida caminha para que isso aconteça. “Posso afirmar que o local onde há melhor integração entre Guarda Civil e PM é em Aparecida de Goiânia. Quando possível, sempre procuramos operar conjuntamente com a Guarda”, afirma Coronel Sales.

Em relação à atuação integrada dos órgãos de segurança, o coordenador geral do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Coronel Raul Coutinho, elogiou a proposta do vereador William, e explicou que essa união é sugerida até mesmo pelo Governo Federal. “O plano Nacional de segurança pública já aborda a integração das polícias, uma vez que a segurança pública é composta por diversos vetores que a impulsiona. Fomentar diversas parcerias entre as áreas que compões o sistema de segurança é a melhor solução para questão”, concorda Coronel Raul Coutinho.

O coronel também fez questão de elogiar a câmara por sua atuação em outra polêmica questão, que é a retirada do complexo prisional de Aparecida de Goiânia. “Temos que parabenizar a câmara que sempre lutou pela retirada do Complexo Prisional daqui e, agora, temos a certeza de que isso acontecerá o mais breve possível”, elogiou Raul Coutinho.

Há pouco tempo atuando em Aparecida de Goiânia, o delegado regional Edson Carneiro ressaltou que o problema da falta de segurança passa muito na melhoria das condições de trabalho e, em consonância com os demais participantes, vê com bons olhos a integração dos órgãos de atuação na segurança pública. “Em relação à polícia Civil, a situação não é boa, pois, atualmente, as delegacias encontram-se todas sucateadas. É primordial que se tenha melhores condições para trabalhar e, até mesmo, para receber a população que nos procura. Porém, fiquei com boa impressão ao perceber que aqui em Aparecida os órgãos de segurança funcionam de maneira integrada. É esse o caminho a ser seguido”, explanou Edson.

Retomada a palavra aos vereadores, Manoel Nascimento (PSDB) cobrou maior investimento federal. “O governo Federal precisa liberar maiores recursos para que se possa melhorar a segurança pública. Entretanto, mesmo assim, nosso papel é nos ater ao que possuímos no momento e procurar amenizar o problema da violência”, alertou Nascimento.

Abordando mais especificamente a problemática, o vereador Almeidinha (PSD) sugeriu a instalação de câmeras de vigilância na avenida W5. “Trata-se de uma região de intenso comércio e grande movimentação, e a instalação de câmeras na avenida diminuiria os índices de roubos”, destacou Almeidinha.

Por fim, a vereadora delegada Dra. Cybelle Tristão (PSDB) lembrou que o problema da violência só será solucionado de vez se houver mudanças na política em âmbito federal. “Trata-se de uma legislação frouxa, que deixa o bandido muito à vontade para reincidir em crimes, já que, em muitos casos, acaba não permanecendo por muito tempo aprisionado”, finalizou a vereadora.