Notícias

Câmara entrega título de Cidadã Aparecidense a Dona Iris de Araújo

25/06/2018 00:00 405

Câmara entrega título de Cidadã Aparecidense a Dona Iris de Araújo

 

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 25/06/2018. A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou, hoje, 25, em sua sede, sessão solene para entrega de título de cidadã aparecidense à Dona Iris de Araújo Rezende Machado pelos relevantes serviços prestados à cidade de Aparecida de Goiânia. A propositura foi do presidente da casa, vereador Vilmar Mariano (MDB).

Vilmarzin disse que a homenagem a Dona Iris estende também ao atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), um casal que muito fez por Aparecida. “O trabalho da Dona Iris enquanto deputada federal ecoa até hoje em Aparecida de Goiânia, através de emendas que ela direcionou ao município, como ex-primeira-dama do estado, ela fez muito pelo social no município, por isso nada mais justo que a transformá-la em Cidadã Aparecidense”, pontuou o presidente da Câmara.

O prefeito Gustavo Mendanha(MDB) chamou a Dona Iris de madrinha de todos os emedebistas “ Esta talvez seja uma das mais justas homenagens feitas em Aparecida, mesmo que tenha sido feita tardiamente pois esse título Dona Iris merece há muitos anos, o Vilmarzin foi muito feliz em oferecer essa honraria, uma mulher de destaque nacional, que ocupou cargos públicos importantes e que sempre lembrou de nossa cidade”, comentou o prefeito.

O deputado federal Daniel Vilela (MDB) disse que dona Iris remete a um passado e presente de luta e história. “Eu desde pequeno ouvi dentro de casa da importância do trabalho desse casal, e cada dia cresce mais ainda minha admiração. Dona Iris sempre teve a coragem de defender a bandeira do MDB, ela se mostrou muito combativa e leal, e pra mim é uma honra caminhar ao lado de quem tem lado e quem tem coragem”, citou Daniel Vilela.

O ex-prefeito Maguito Vilela (MDB) disse que a justiça tarda mais não falha, e a justiça hoje foi feita ao reconhecer todos os serviços prestados por Dona Iris em Aparecida de Goiânia. “Dona Iris sempre teve muito afinco para trabalhar, enquanto fui prefeito de Aparecida ela presenteou a cidade com emendas que melhoraram a cidade. Afirmo aqui que no estado de Goiás não tem uma mulher que tenha mais história e serviços prestados”, pontuou Maguito Vilela.

A homenageada afirmou que o título que ela estava recebendo ela rendia e entregava ao seu marido Iris Rezende, que é o orgulho da vida dela, pois com 85 anos, coloca muitos mais jovens no bolso. “Agradeço ao Vilmarzin que propôs e a todos vereadores que, independentemente de partido, aprovaram com unanimidade essa honraria. Sou uma mulher que gosto de falar no meio do povo, pois quando o político tem medo do povo, é porque a política pra ele já morreu, eu durante toda minha vida andei no meio da população, entregando cestas básicas, que foi criada por Maguito Vilela, entregando cobertores, e tinha prazer de olhar no olho de cada um. Aqui hoje vemos o encontro de gerações, eu e Daniel Vilela, representamos a maturidade e a força de um partido que no estado nunca recuou, e não vai ser agora”, falou Dona Iris.

No final da solenidade o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, foi homenageado com uma placa em reconhecimento e consideração também pelos serviços prestados à cidade, visto que ele em 1989 recebeu o título de Cidadão Aparecidense, na época proposto pelo ex-vereador Tarcísio Francisco. Iris Rezende disse que foi com muita emoção que recebeu essa homenagem.

 

Currículo

Iris de Araújo Rezende Machado, nascida em Três Lagoas, 7 de maio de 1943, é uma política brasileira de notoriedade nacional, tendo participado e contribuído em todas as esferas da nação, visto que ocupou e ocupa, desde muito jovem, cargos políticos de grande importância para o país.

Filiada ao PMDB desde 1980, disputou sua primeira eleição no pleito presidencial de 1994, como vice-presidente da república na chapa encabeçada por Orestes Quércia. Suplente de Senadora de Maguito Vilela, assumiu temporariamente o mandato por duas vezes, em 2003 e 2006.

Nas eleições em Goiás de 2006, elegeu-se deputada federal, com a maior votação. Se reelegeria em 2010, da mesma forma. Atuante no PMDB, presidiu o diretório regional do partido em Goiás, entre 1995 e 1998 e, interinamente, a direção nacional entre março de 2009[2] e janeiro de 2010. Possui projetos presentes e futuros voltados para a população nacional e aparecidense.