Notícias

Câmara aprova projetos para a cultura em sessão extraordinária

16/07/2014 00:00 324

Apesar de estar em recesso legislativo, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, por meio de autoconvocação (sem custos ao erário), realizou sessão extraordinária na manhã de hoje, 15, para aprovação de vários projetos de autoria do poder executivo.  Com intuito de agilizar o processo de aprovação, os parlamentares concordaram com a proposta do vereador Edílson Ferreira (PMDB) de votar as matérias do dia em comissões reunidas.

Dentre os projetos aprovados, destaque para dois projetos de grande importância para a cultura aparecidense: o 080/2014, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Aparecida, e o 083/2014, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênio com a Cia de Danças Folclóricas Raízes de Goiás. Devido à presença de vários representantes do setor cultural local, o vereador William Ludovico (SDD), um dos principais articulador e defensor desses projetos, pediu que fosse aberto espaço para a manifestação do público presente.

Passada a palavra, o presidente do fórum permanente de cultura de Aparecida, João Batista, falou da importância desses projetos para a cidade de Aparecida. “Estou muito feliz, pois sei que agora temos um conselho de cultura que realmente funcionará, além de percebermos que nosso folclore e tradições estão sendo valorizados”. Outro que se mostrou satisfeito com a aprovação dos projetos foi o superintendente de cultura de aparecida, Redelson Tomaz da Silva. “A reformulação do conselho de cultura era uma promessa antiga do prefeito Maguito Vilela (PMDB) e agora estamos fazendo isso, criando um instituto que representará de fato o setor cultural de Aparecida, já que proporcionará maiores condições de buscar recursos para a cultura aparecidense.” Ainda no tema da cultural, o vereador William lembrou da importância desse momento para a cidade. “Estou contente com a aprovação desses projetos culturais, pois se trata de um marco para Aparecida”.

Outro projeto aprovado pelos vereadores foi o 080/14, que trata sobre a criação do conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia. Tal projeto visa auxiliar o combate ao racismo e a discriminação racial, reduzindo as desigualdades raciais, além de exercer o controle social sobre as políticas de promoção da igualdade racial desenvolvidas pelo Município.

A sessão extraordinária esgotou a pauta do dia, tendo aprovado sete projetos no total. No entanto, o Presidente da Câmara, Gustavo Mendanha (PMDB), lembrou que, caso seja necessário, novas sessões extras podem ocorrer no mês de julho.