Aprovado projeto que garante vagas nas escolas para autistas
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 13/12/2018. Foi aprovado, durante sessão ordinária desta quinta-feira, 13, um importante projeto de lei que visa melhorar a condição de vida das pessoas clinicamente diagnosticadas dentro do espectro autista e de seus familiares.
Trata-se do projeto de lei Nº 066/18, de autoria dos vereadores Manoel Nascimento (DEM) e pastor Cláudio Nascimento (PRB), que institui no município garantia de vagas nas Escolas e Cmeis da rede pública e privada de ensino e programas suplementares que promovam a inclusão das pessoas clinicamente diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo Manoel Nascimento, os altos índices do transtorno exige ações pertinentes por parte do poder público.
“Precisamos olhar com mais carinho pra esse tema, uma vez que, de acordo com dados atuais da Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo é muito mais comum do que se pensa. Cerca de 1% da população mundial apresenta algum transtorno do espectro do autismo e a ocorrência dessa condição neurológica tem aumentado, sendo que a maioria dos afetados são crianças”, justificou o vereador.
De acordo com a proposta de lei, tanto a rede municipal de ensino, quanto a privada, promoverão ações educativas, incluindo a família, que visem a conscientização sobre os tratamentos e formas de diagnóstico do autismo na fase inicial.
"Além da inclusão nas salas de aulas, caberá a rede de saúde pública oferecer acompanhamentos com profissionais especializados e realizar consultas, exames e distribuição de medicamentos para o tratamento do autismo", complementou Cláudio Nascimento.
Autismo
O autismo é uma síndrome complexa, tanto a nível de diagnóstico, quanto de tratamento, que afeta várias vertentes da comunicação verbal e não verbal usada para interação social, além de influenciar no comportamento do indivíduo. Caracteriza-se através da deficiência persistente e clinicamente significativa e da ausência de reciprocidade social em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento social.
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretor de comunicação – Donizete santos
Assessores de Comunicação - Paulo Ferreira e Thaís Vaz
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima