Vereador André Fortaleza promove sessão solene em comemoração ao Dia Internacional do Idoso
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 03/10/2017. Com a galeria lotada, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou, na manhã desta terça-feira, 03, sessão solene em homenagem aos idosos, em comemoração ao dia internacional do idoso, celebrado todo dia 01 de outubro. A iniciativa foi do vereador André Fortaleza (PRTB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Juventude, do Idoso e da Assistência Social da Câmara.
Abrindo a solenidade, o Presidente da Câmara, vereador Vilmarzin (PMDB), teceu elogios a propositura.
“Este evento engrandece o legislativo municipal e, principalmente, o vereador André, que é bastante atuante à frente da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso. É um justa homenagem a quem escreveu a história de nossa cidade. Pessoas que não fugiram à luta e contribuíram pro crescimento de Aparecida”, enalteceu o presidente.
Por sua vez, o autor da sessão iniciou seu discurso explicando que o dia internacional do idoso foi estabelecida pela ONU há 14 anos e afirmou que a sessão tem como objetivo, além valorizar o idoso, propor ao prefeito Gustavo Mendanha (PMDB) a criação imediata do centro de convivência ao idoso em Aparecida.
“O idoso, antes mesmo da criação do estatuto que o defende, recebia um respeito até maior do que vemos hoje. Era um respeito natural, proveniente da cultura e da educação. Atualmente, parece que isso está sendo esquecido. Entretanto, em nosso município, não deixaremos isso acontecer. Lutaremos pela causa, porque sabemos da importância de valorizar àquelas pessoas que tanto vivenciaram. E nesse sentido resolvemos promover esse evento, como marco do retorno do respeito que eles tanto merecem”, justificou André Fortaleza.
Após agradecer a oportunidade, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gilmar Pacheco, atentou para importância de promover ações voltadas aos mais velhos.
“O idoso, desde minha infância, não precisava de um estatuto para ser respeitado. Pelo simples fato de ser mais experiente já era respeitado e ouvido. Contudo, hoje, a tendência é a falta de respeito, mesmo diante de uma norma legal que os protegem. Sendo assim, temos que promover os direitos e o respeito à eles, até para que sejamos respeitados quando chegarmos na melhor idade. A população está envelhecendo, tornando ainda mais importante criarmos oportunidades a essa parcela da população”, alertou o presidente do conselho, que completou elogiando a proposta de criação de um centro de convivência ao idoso. “Esse centro nada mais é do que um direito do idoso”.
Os vereadores presentes à sessão fizeram questão de enaltecer a propositura do vereador André Fortaleza e destacaram a importância de respeitar as pessoas mais velhas. De tal forma, o vereador Claudio Nascimento (PRB), líder do prefeito na Câmara, garantiu que tanto o poder executivo, quanto o legislativo, estarão sempre voltados às políticas públicas de valorização do idoso.
Ao final da cerimônia, 45 aparecidenses, dentre eles os vereadores Aldivo Araújo (PPS), Almeidinha (PMDB), Hilário Giacomet (PSB) e Meinha (PSDC), receberam da Câmara Municipal um certificado em homenagem ao dia internacional do idoso.
Departamento de Comunicação (3584-4838)
Diretor de comunicação – Donizete santos
Assessores de Comunicação - Paulo Ferreira (9968-6883) e Thaís Vaz (999758889)
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima