Valéria Meneses Pettersen

  • Apelido:Valéria Pettersen
  • Nascimento:08/07/1968
  • Profissão:
  • Partido:MDB
  • Mandatos:Primeiro Mandato
  • Telefone:(62) 3283-2525
  • Email:
  • Gabinete:AV. VERSALHES, 0, RES. MARIA LUIZA, Aparecida de Goiânia, Goiás, 74.968-810

Mais Informações

Valéria Pettersen é natural de Arapoema (TO), mãe de duas filhas,  cristã, pedagoga, formada na 1ª Turma da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Aparecida. Moradora de Aparecida de Goiânia desde 1988, Valéria já atuou como professora, coordenadora e diretora e foi também coordenadora pedagógica da regional Estadual de Educação de 1999-2002. Por seu trabalho destacado na Educação, Valéria Pettersen foi convidada pelo ex-prefeito José Macedo (2007-2011) para integrar a equipe do Instituto de Planejamento de Aparecida (IPPUA).

Na sequência deste trabalho no planejamento da cidade, Valéria Pettersen foi convidada pelo ex-prefeito Maguito Vilela (2008-2012) para comandar a recém criada Secretaria Municipal de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, que tinha por objetivo elaborar propostas de obras e ações que fossem financiadas com fontes orçamentárias dos governos Estadual e Federal. 

O resultado do seu trabalho foram inúmeras obras de infraestrutura e projetos sociais realizados na primeira e segunda gestão de Maguito Vilela como, por exemplo, a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Eixos Viários, Cmeis, Escolas Municipais, Praças, trabalho que se estendeu até maio de 2018, quando assumiu um novo desafio na gestão do prefeito Gustavo Mendanha (2016-2020) como secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

Valéria Pettersen esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de maio de 2018 a março de 2020. Sua gestão foi marcada pelo dinamismo e por atuar em diferentes frentes com os seguintes destaques: implantação do projeto de robótica em 50% das 114 unidades escolares da rede de ensino; entrega de kits de material escolar e de uniformes para todos os 48 mil alunos da rede; aquisição de livros literários e de obras infantis para escolas e Cmeis; implantação de atividades esportivas e artísticas no contraturno; além de serviços de manutenção e  conservação das unidades educacionais em andamento na ordem de 10 milhões de reais.

Na área de projetos escolares para formação cidadã, na gestão de Valéria Pettersen as escolas realizaram importantes ações, entre elas, o Projeto OAB Cidadania, voltado para alunos e professores da rede escolar e o Projeto Lei Maria da Penha na Escola envolvendo gestores e coordenadores, que se tornaram multiplicadores da mensagem da não violência contra mulheres e crianças. 

Temas como sustentabilidade, coleta seletiva e preservação do Meio Ambiente também estiveram presentes na agenda de Valéria que abriu as portas da Secretaria para instituições e entidades que atuam nessas áreas. Uma delas é a ONG Noolhar e a Polícia Militar Ambiental que realizaram importantes projetos nas unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Aparecida.

Durante sua gestão, a formação e a valorização do servidor também foram pautas de destaque. Implantou o Centro de Formação dos Profissionais da Educação ampliando a formação continuada por meio de cursos e palestras. A lei das eleições para gestores municipais ganhou importantes alterações dando mais garantia ao processo democrático de escolha dos diretores nas escolas e CMEIs do município por meio do voto popular. Por sua atuação dinâmica junto à Câmara de Vereadores, foi aprovado o Plano de Cargos e Salários dos servidores administrativos da rede de educação. Atuando junto ao prefeito realizou o pagamento de diferenças de pagamentos do Piso Salarial retroativos aos anos de 2015 a 2019, pondo fim a uma questão jurídica que poderia demandar tempo, contemplando mais de 2,5 mil servidores.