Presidente André Fortaleza presta contas durante sessão

A prestação de contas tratou do segundo trimestre de 2021

Presidente André Fortaleza presta contas durante sessão

A prestação de contas tratou do segundo trimestre de 2021

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 05/06/2021. O Presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador André Fortaleza, usou a sessão ordinária desta quinta-feira, 05, para prestar contas do segundo trimestre de sua gestão, uma vez que em abril já havia exposto os dados dos primeiros três meses.

Naquele momento, André esclareceu que suas motivações para tal medida sempre foram a transparência, respeito a dignidade de todos que contribuem para o funcionamento deste importante Poder Público e a austeridade, uma vez que vivemos um momento extremamente preocupante em relação às finanças públicas, por conta da pandemia. Assim, asseverou que após muito trabalho foi possível fazer uma economia média, em comparação ao mesmo período do ano passado, de 249 mil reais.

Já de abril a junho, o Presidente relatou que os custos e gastos líquidos e pagos a fornecedores e terceiros totalizaram R$ 493.219, 32 reais, o que significou aumento de 3,41% em relação ao primeiro trimestre, mas, no comparativo total com o mesmo período do ano passado, teve uma redução de cerca de 12,51%.

O Presidente explicou que a despeito do pequeno aumento, houve uma otimização na aplicação dos recursos, como por exemplo o contrato assinado com o IEL, ao custo de R $30.000,00 reais mensais, que trouxe inúmeros estagiários para Câmara, elevando o dinamismo dos trabalhos desempenhados no órgão. Outro ponto positivo foi a redução de R $38.435,35 em comparação com o primeiro trimestre, por conta da não renovação de alguns contratos onerosos e que, se comparado ao mesmo período do ano passado, denota uma diminuição de mais de 100 mil reais.

Por outro lado, houve um aumento de R $46.086,98 reais de despesas extraordinárias, que se explica, principalmente, pelas melhorias estruturais realizadas, como na sala de imprensa, Hall de entrada, mobiliário etc.

“Entretanto, essas despesas feitas no semestre não serão feitas mais, uma vez que agora as condições estruturais já foram melhoradas, então não teremos mais esse tipo de gastos no futuro próximo”, justifica.

Sobre a obra da nova sede, que está parada desde ano passado, André explicou que é uma construção de grande interesse, que será finalizada, mas que só poderá fazer isso após ter todo conhecimento e estudos de como realizá-la da melhor forma possível.

André Fortaleza fez questão de lembrar que os valores demonstrados durante a sessão foram alcançados em um contexto de redução do duodécimo da Câmara Municipal.

“O nosso duodécimo reduziu em quase meio milhão anualmente, o que, em condições normais, teria gerado uma redução ainda maior”, explicou.

Por fim, o Presidente da Câmara ressaltou que o compromisso de sua gestão é de aplicar os recursos de forma correta, transparente e com excelência, no intuito de melhorar as condições de trabalho do Legislativo Municipal, reforçando que já houve melhorias significativas, porém que ainda há muito a fazer. Ainda destacou que hoje o fundo da Câmara possui um saldo de R $2.482.469,08 reais e que isso é fruto de uma política de austeridade e correta aplicação dos recursos.

Assessor de Comunicação - Paulo Ferreira