MDB, PL e União Brasil são os partidos com mais representantes no Legislativo Aparecidense
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 8/4/2024. Após o encerramento do período conhecido como janela partidária, a Câmara de Aparecida de Goiânia apresenta uma nova configuração partidária de seus vereadores, com partidos como o MDB, União Brasil e PL como as siglas com mais representantes. Durante essa fase, os parlamentares tinham a oportunidade de alterar suas afiliações partidárias sem o risco de perderem seus mandatos por infidelidade partidária. Além disso, as mudanças nesse momento refletem estratégias políticas e alianças projetando as próximas eleições.
Nesta última janela, observou-se uma grande movimentação entre os vereadores, com várias trocas de partidos. Destacam-se as mudanças para o União Brasil, que recebeu Amendoim, anteriormente no PDT; Araújo, que saiu do MDB; Camila Rosa, vinda do PSD, Erivelton Contador e Lelis Pereira, ambos do PP, e Isaac Martins, que era do PATRIOTA.
O PL também viu seu quadro crescer, recebendo o Presidente da Câmara, André Fortaleza, Élio Bom Sucesso e Gleison Flávio, todos deixando o MDB. Além deles, Domingos Rodrigues, antes no CIDADANIA, Getúlio Andrade, do PV, e Leandro da Pamonharia, que saiu do AGIR.
Por outro lado, o MDB, que já tinha uma grande representatividade, conseguiu atrair novos nomes para sua sigla se tornando o maior partido na Câmara, com o vereador Diony Nery, saindo do PSDB, Hans Miller, vindo do PSD, Fábio Ideal, do PP, Edinho do AGIR e Sandro Oliveira, anteriormente no CIDADANIA. Já o vereador Marcelo da Saúde migrou do PSC para o PSDB. Por fim, o vereador Roberto Chaveiro deixou o PODEMOS e se transferiu para o PP.
Além das mudanças, alguns vereadores optaram por permanecer em seus respectivos partidos, como Arnaldo Leite e Gilsão Meu Povo, que continuam a representar o MDB, Kézio Montalvão no SOLIDARIEDADE, Marcos Miranda nos REPUBLICANOS, Willian Panda no PSB e José Filho no PSDB.
Veja como ficou o novo cenário partidário:
Vereador(a) |
Partido de Origem |
Novo Partido |
|
Amendoim |
PDT |
União Brasil |
|
André Fortaleza |
MDB |
PL |
|
Araújo |
MDB |
União Brasil |
|
Arnaldo Leite |
MDB |
MDB |
|
Camila Rosa |
PSD |
União Brasil |
|
Diony Nery |
PSDB |
MDB |
|
Domingos Rodrigues |
CIDADANIA |
PL |
|
Edinho |
AGIR |
MDB |
|
Élio Bom Sucesso |
MDB |
PL |
|
Erivelton Contador |
PP |
União Brasil |
|
Fábio Ideal |
PP |
MDB |
|
Getúlio Andrade |
PV |
PL |
|
Gilsão Meu Povo |
MDB |
MDB |
|
Gleison Flávio |
MDB |
PL |
|
Hans Miller |
PSD |
MDB |
|
Isaac Martins |
PATRIOTA |
União Brasil |
|
Kézio Montalvão |
Solidariedade |
Solidariedade |
|
Leandro |
AGIR |
PL |
|
Lelis Pereira |
PP |
União Brasil |
|
Marcelo da Saúde |
PSC |
PSDB |
|
Marcos Miranda |
Republicanos |
Republicanos |
|
Roberto Chaveiro |
Podemos |
PP |
|
Sandro Oliveira |
CIDADANIA |
MDB |
|
Willian Panda |
PSB |
PSB |
|
Zé Filho |
PSDB |
PSDB |
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretora de Comunicação – Thaís Vaz
Assessor de Comunicação - Paulo Cavalcanti
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima
Estagiária – Brenda Maria Guedes
Fotógrafo – Marcelo Silva