Conselheiros Tutelares são homenageados em sessão solene

18/11/2021 11:27 533
Evento promovido pelo Presidente André Fortaleza e o vereador Marcos Miranda celebrou o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 18/11/2021. Em uma ação conjunto do Presidente, vereador André Fortaleza (MDB), e do vereador Marcos Miranda (Republicanos), a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia promoveu, na manhã desta quinta-feira, 18, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, que é celebrado todo dia 18 de novembro.

Com a galeria cheia, o Presidente André deu início a solenidade falando da satisfação da realização do evento e reafirmou sua parceria com a categoria.

“Para mim, como Presidente desta casa, é um prazer muito grande comemorar esse dia. Quem me conhece sabe  que isso aqui não é um ato político, mas, sim, de reconhecimento pelo belo trabalho prestado por vocês em nosso município aos jovens e crianças. Conte conosco, tanto com os vereadores, quanto com o quadro funcional desta Casa. Estamos aqui para caminharmos juntos naquilo que for benéfico à nossa sociedade. Não me veja como político. Me veja como parceiro”, discursou o Presidente.

Coautor do evento, o vereador Marcos Miranda exaltou o trabalho dos conselheiros e a causa na qual se dedicam todos os dias. Salientou que a bandeira da criança e do adolescente é de suma importância para seu segmento.

“Hoje há uma rede de apoio às crianças e adolescentes, leis, vara da infância, etc. Mas tudo isso sem os conselheiros tutelares não teria êxito. É a figura mais presente na sociedade, que enfrenta uma eleição, não tem padrinho, não tem patrão, é da sociedade. Aquele que vive da causa que ama. É por amor que lutam pelas crianças e os adolescentes”, ressaltou Miranda, que ainda fez questão de destacar a grande atuação desses profissionais em meio a pandemia e pontuou que deveriam ter sido os primeiros a serem vacinados.

Nesse sentido, ao evidenciar a essencialidade dos conselheiros, Marcos Miranda apontou a necessidade de rever a questão salarial da classe.

A conselheira Vanessa Dias Costa, da regional Maranata, agradeceu aos propositores do evento, e, antes de iniciar sua fala, aproveitou a oportunidade para lembrar os inúmeros conselheiros do país que faleceram de covid-19, em especial os de Aparecida de Goiânia.

“A missão de ser conselheiro não é fácil, muitas demandas, burocracia, trabalhamos diuturnamente. Somos a porta de entrada da população que sofre diversas violações de direitos fundamentais. Todo nosso trabalho deve ser pautado principalmente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, expôs Vanessa.

Em seguida, a conselheira tutelar Elita Arantes, da regional Vila Brasília, também falou sobre o papel fundamental que esses profissionais têm na sociedade.

“O Conselho Tutelar é a principal instância de direito do público infanto-juvenil. Atuando em nível municipal, busca zelar, promover, orientar, fiscalizar e tomar as primeiras medidas que atinjam aqueles que estão em risco pessoal e social. Cabe a cada um de nós garantir o cumprimento às crianças e adolescentes do que está estabelecido em lei. Esse é o momento de chamar atenção desta casa, assim como dos demais poderes, para olhar para o Conselho Tutelar. Nossa atuação é merecedora da honrosa atenção da data de hoje, uma vez que exige bastante de cada um de nós”, expressou Elita.

Após sua fala, a Conselheira Elita entregou três placas de homenagens ao Presidente da Câmara, André Fortaleza, à Juíza da infância e da juventude de Aparecida de Goiânia, Dra. Lúcia do Perpétuo Socorro Carrijo, e ao vereador Marcos Miranda.

Por fim, a Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, parabenizou o legislativo pela justa homenagem e demonstrou felicidade com o trabalho de parceria que a Câmara exerce com o Poder Executivo. Logo após, ela realçou a dedicação e o amor que os conselheiros colocam em suas atividades diárias.

No encerramento da cerimônia, em nome da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, foram entregues certificados aos homenageados em reconhecimento ao fundamental trabalho prestado à população aparecidense.

Assessor de Comunicação - Paulo Ferreira