Boa noite!. Hoje é Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
Publicado em 30/06/2017 por Paulo Cavalcanti

Vereadores comemoram inauguração da UPA Geraldo Magela, no Parque Flamboyant

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 30/06/2017. A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia prestigiou na manhã de hoje, 30, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Magela, no Parque Flamboyant.

A unidade é porte III e tem capacidade para realizar de 350 a 500 atendimentos por dia. O investimento total foi de R$ 4,7 milhões, sendo R$ 2,6 milhões do Ministério da Saúde e o restante contrapartida do município.

Com a unidade em funcionamento, Aparecida será a única cidade de Goiás contemplada com três UPAS 24 horas porte III. A cidade já conta com a UPA Buriti Sereno e UPA Brasicon. Além disso, os Cais Nova Era e Colina Azul dão suporte no atendimento de urgência e emergência. As UPAs de Aparecida possuem uma abrangência de 200 a 300 mil habitantes, portanto, com uma população de aproximadamente 550 mil habitantes, o município terá cobertura de mais de 100% em relação a política de atenção às urgências.

De acordo com o presidente da Câmara, Vilmarzin (PMDB), o déficit da saúde pública é um problema nacional, mas Aparecida caminha na contramão com os investimentos feitos no município. "Aparecida de Goiânia hoje ganha mais uma unidade de saúde para atender seu povo. E daqui 60 a 90 dias teremos a inauguração da primeira etapa do hospital municipal, de forma que, o atendimento será suficiente para o número de habitantes da cidade", pontuou Vilmarzin.

O vereador Almeidinha (PMDB) ressaltou que a inauguração da nova UPA significa a conquista de uma luta antiga da população da região leste de Aparecida.

“Trabalhamos muito para atender essa demanda, que já era antiga aqui na nossa região. Com apoio do ex-prefeito, Maguito Vilela, e do atual prefeito, Gustavo Mendanha, isso foi possível. Agora, com essa nova unidade no Parque Flamboyant, a população não terá mais que recorrer à saúde pública da capital”, comemorou o vereador.

A UPA do Parque Flamboyant funcionará 24 horas por dia, e tem como objetivo resolver grande parte das urgências e emergências que chegam na unidade com atendimentos de clínica médica e pediatria. A UPA oferece ainda raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames, sala de estabilização, banheiros adaptados, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, sala de curativo, recepção, estacionamento e 18 leitos de observação (12 adulto e seis infantil).