Bom dia!. Hoje é Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
Publicado em 07/12/2017 por Paulo Cavalcanti

Audiência pública debate papel dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 06/12/2017. Sempre preocupado com questões sociais, o vereador Willian Panda (PCdoB) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 06, audiência pública para tratar do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que é celebrado anualmente em 6 de dezembro. Além da maioria dos vereadores, participaram da sessão o secretário da Casa Civil, Afonso Boaventura, representando o Prefeito Gustavo Mendanha (PMDB), a Deputada Estadual, Isaura Lemos (PCdoB) e a delegada e ex-vereadora, Cybelle Tristão.

No Brasil, a data foi oficializada através do Decreto de Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, e tem como objetivo conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres.

O propositor da audiência pública, William Panda, disse que é de suma importância que esse evento fosse feito para refletir sobre esse assunto que precisa de um forte engajamento de todos para combater esse mal.

“A violência contra a mulher infelizmente é recorrente, e os números são alarmantes, cabe a nós juntos lutarmos contra essa violência”, pontuou Panda.

Já a deputada estadual Isaura Lemos lembrou que essa é a primeira Câmara que promove uma sessão com esse tema, afim de propagar uma campanha para o fim da violência contra a mulher.

“A luta contra os abusos cometidos com a mulher é uma luta de vários anos, e é de ressaltar com louvor que em uma câmara onde se tem 25 homens legislando, tomar para si essa causa, que carece de atenção por parte de todos, é de se tornar exemplo para as demais” elogiou a deputada.

Presidente do Conselho da Mulher em Aparecida, Célia Maria, foi quem trouxe a causa para que a Câmara promovesse essa audiência pública. Segundo ela, uma das maiores reivindicações é de que a Delegacia da Mulher funcione todos os dias 24 horas.

“Uma mulher que sofre agressão no fim de semana tem que aguardar até a segunda-feira para realizar a denúncia, e na maioria das vezes, a vítima acaba desistindo de realizar a queixa, precisamos que a delegacia seja acessível todo o tempo” disse Célia Maria.

Durante o evento, foi feito um abaixo-assinado solicitando que a Delegacia Especializada da Mulher de Aparecida de Goiânia funcione todos os dias por 24 horas, já que, atualmente, ela só funciona em horário comercial.

Histórico da Data

A escolha da data de 06 de dezembro remete a um caso de violência contra as mulheres que chocou o mundo. Em 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma.

Logo após este ato hediondo, Marc suicidou-se. Em uma carta deixada por ele havia a explicação dos motivos que o levaram a cometer a chacina. De acordo com a carta, Marc não admitia que mulheres frequentassem o curso de Engenharia, uma área tradicionalmente masculina, segundo o assassino.

Comovidos e chocados com este caso, um grupo de homens canadenses criou a Campanha do Laço Branco (White Ribbin Campaign), um movimento que visa fomentar a igualdade de gêneros e uma nova visão sobre a masculinidade.

Assim, o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres nasceu como um “fruto” da Campanha Laço Branco.