Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia
Rua Sandoval de Azevedo, s/nº - Centro - Aparecida de Goiânia - Goiás
E-mail: contato@camaradeaparecida.go.gov.br
Seja bem Vindo ao site da
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia
Bom dia!. Hoje é Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
Publicado em 07/12/2017 por Paulo Cavalcanti

Audiência pública debate papel dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Audiência pública debate papel dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 06/12/2017. Sempre preocupado com questões sociais, o vereador Willian Panda (PCdoB) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 06, audiência pública para tratar do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que é celebrado anualmente em 6 de dezembro. Além da maioria dos vereadores, participaram da sessão o secretário da Casa Civil, Afonso Boaventura, representando o Prefeito Gustavo Mendanha (PMDB), a Deputada Estadual, Isaura Lemos (PCdoB) e a delegada e ex-vereadora, Cybelle Tristão.

No Brasil, a data foi oficializada através do Decreto de Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, e tem como objetivo conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres.

O propositor da audiência pública, William Panda, disse que é de suma importância que esse evento fosse feito para refletir sobre esse assunto que precisa de um forte engajamento de todos para combater esse mal.

“A violência contra a mulher infelizmente é recorrente, e os números são alarmantes, cabe a nós juntos lutarmos contra essa violência”, pontuou Panda.

Já a deputada estadual Isaura Lemos lembrou que essa é a primeira Câmara que promove uma sessão com esse tema, afim de propagar uma campanha para o fim da violência contra a mulher.

“A luta contra os abusos cometidos com a mulher é uma luta de vários anos, e é de ressaltar com louvor que em uma câmara onde se tem 25 homens legislando, tomar para si essa causa, que carece de atenção por parte de todos, é de se tornar exemplo para as demais” elogiou a deputada.

Presidente do Conselho da Mulher em Aparecida, Célia Maria, foi quem trouxe a causa para que a Câmara promovesse essa audiência pública. Segundo ela, uma das maiores reivindicações é de que a Delegacia da Mulher funcione todos os dias 24 horas.

“Uma mulher que sofre agressão no fim de semana tem que aguardar até a segunda-feira para realizar a denúncia, e na maioria das vezes, a vítima acaba desistindo de realizar a queixa, precisamos que a delegacia seja acessível todo o tempo” disse Célia Maria. 

Durante o evento, foi feito um abaixo-assinado solicitando que a Delegacia Especializada da Mulher de Aparecida de Goiânia funcione todos os dias por 24 horas, já que, atualmente, ela só funciona em horário comercial.

Histórico da Data

A escolha da data de 06 de dezembro remete a um caso de violência contra as mulheres que chocou o mundo. Em 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma.

Logo após este ato hediondo, Marc suicidou-se. Em uma carta deixada por ele havia a explicação dos motivos que o levaram a cometer a chacina. De acordo com a carta, Marc não admitia que mulheres frequentassem o curso de Engenharia, uma área tradicionalmente masculina, segundo o assassino.

Comovidos e chocados com este caso, um grupo de homens canadenses criou a Campanha do Laço Branco (White Ribbin Campaign), um movimento que visa fomentar a igualdade de gêneros e uma nova visão sobre a masculinidade.

Assim, o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres nasceu como um “fruto” da Campanha Laço Branco.

Departamento de Comunicação (3584-4838)

Diretor de comunicação – Donizete santos

Assessores de Comunicação - Paulo Ferreira (9968-6883) e Thaís Vaz (999758889)

Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recepção: (62) 3283-1053
Gabinete Presidência: (62) 3283-1053
Protocolo: (62) 3283-1053 - Licitação: (62) 3584-4838
Jurídico: (62) 3283-1053 - Assessoria de Comunicação:(62) 3283-1053
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia
Rua Sandoval de Azevedo, s/nº - Centro - Aparecida de Goiânia - Goiás
E-mail: contato@camaradeaparecida.go.gov.br